Formação na área tecnológica para jovens

A UP Academy, projeto criado pela HRB Solutions em parceria com a ALTAR e a Audax ISCTE, pretende alinhar as necessidades reais das empresas, através da formação de talento em programação e TI (tecnologias de informação). O projeto surgiu na sequência de uma análise de mercado onde se verificou uma procura muito superior à oferta relativamente a candidatos da área informática. Os responsáveis pelo projeto explicam que falta formação prática e preparação, havendo oportunidades e vontade de contratar, mas imensa dificuldade em encontrar perfis com as competências certas para a exigência das funções.

Criou-se assim uma solução: academias de formação, dirigidas a jovens entre os 18 e os 30 anos que queiram converter as suas competências na área tecnológica (Academias Starter), ou que já sejam conhecedores e pretendam explorar uma nova tecnologia (Academias PRO). Estes candidatos são selecionados para integrar as turmas (entre 10 a 15 alunos), com base num processo de recrutamento e seleção bastante cuidadoso. Este processo tem como base os seguintes passos: entrevista telefónica – teste de capacidade de programação – testes de lógica/ inglês/ matemática – entrevista presencial – teste psicotécnico. É um processo exigente, com uma taxa de rejeição por parte da HRB Solutions de 92,3%, o que permite garantir a qualidade e a motivação dos formandos.

Pretende-se que os formandos encontrem um ecossistema empreendedor, sendo o envolvimento nas Academias Starter (na Audax ISCTE) muito próximo com startups e projetos incubados. Esta envolvência permite um contacto contíguo com a tecnologia e fomenta a cooperação entre empresas, instituições e formandos.

Todos os projetos da UP Academy contam com um grupo de parceiros tecnológicos responsáveis pelo acolhimento dos formandos em projetos reais. Estes parceiros tecnológicos serão, futuramente, as entidades empregadoras.

O que se pretende é formar talentos e dotá-los das melhores competências técnicas, através de uma formação teórica e prática certificada. Associou-se também um grande foco no desenvolvimento de competências pessoais, com a ajuda de profissionais na área das soft skills. Este aspeto é fundamental para o sucesso destas academias. Ao aliar o conhecimento técnico informático às competências sociais e comportamentais, é possível desenvolver conhecimento de forma especializada no que concerne à relação com os outros e consigo mesmo.

As soft skills são uma componente fundamental para um desempenho profissional de qualidade, sendo sempre parte integrante das academias. A modalidade é b-learning (componente e-learning – através da plataforma de formação HRB Solutions – com a componente presencial, onde além da vertente teórica são feitos estudos de caso reais, adequados ao contexto em que cada formando se encontra). Os cursos são desenhados à medida do cliente e do formando, sendo os principais módulos os seguintes: Mediação de Conflitos; Comunicação Interpessoal; Pensamento Crítico e criativo; Comunicar em Público; Liderança e Trabalho em equipa; Orientação para o cliente. Esta formação permite que os clientes encontrem, aquando da contratação, um colaborador devidamente formado tecnicamente e com as competências pessoais inerentes.

Atualmente, a UP Academy conta com sete academias e 77 formandos, sendo que a maioria já se encontra em cliente a desenvolver projetos reais.