A «IKEA Place» é uma nova aplicação que permite testar os produtos da empresa sueca, virtualmente, na própria casa de cada pessoa.
Por Francisca Rodrigues
A IKEA anunciou o lançamento da «IKEA Place», uma aplicação de realidade aumentada (AR) que permite aos clientes experimentar e partilhar ideias e soluções de mobiliário e decoração, as quais mostram como o design pode transformar qualquer espaço, seja uma casa, um escritório, uma escola ou um estúdio. Todos os produtos disponíveis na aplicação «IKEA Place» são apresentados em formato 3D e projetados à escala para que cada solução selecionada tenha o tamanho, o design e a funcionalidade adequadas ao espaço.
Michael Valdsgaard, diretor de transformação digital de Inter IKEA Systems, assinalou: «A aplicação vai facilitar a decisão de compra e inspirar os nossos clientes a testar vários produtos, estilos e cores diferentes em espaços reais, através de um simples deslizar de dedo. A realidade aumentada e a realidade virtual irão revolucionar o mercado de retalho, tal como a Internet o fez, só que desta vez isso acontecerá muito mais rapidamente.»
A aplicação redimensiona os produtos, adaptando-os à dimensão real dos espaços com uma percentagem de eficiência de 98%. Construída a partir da nova tecnologia ARKit, da Apple, a aplicação «IKEA Place» é um importante marco no percurso de transformação digital do Grupo IKEA. Esta tecnologia é tão precisa que permitirá visualizar a textura do tecido, assim como a luz e a sombra que incidirão sobre a peça.
Riccardo Navone, diretor de marketing da IKEA Portugal, referiu por sua vez: «Sabemos que o processo de compra de um sofá não é o mesmo que para comprar um tacho, ou um lençol. Muitas vezes os nossos clientes têm dúvidas no momento de comprar produtos e soluções de mobiliário e decoração para as suas casas. Através desta nova aplicação, vamos tornar todo o processo mais fácil e inspirar os nossos clientes a criarem mais espaço para a vida em casa. Esta tecnologia, para além de redefinir, uma vez mais, a experiência de compra de soluções para a casa, mostra como a tecnologia nos pode ajudar a levar as boas soluções de design e decoração a ainda mais pessoas, proporcionando-lhes um melhor dia-a-dia, agora em qualquer lugar.»
A «IKEA Place» vai estar disponível a partir de dia 19 do corrente mês de setembro, na App Store da Apple. Vai ter mais de 2.000 produtos IKEA disponíveis e espera-se que no futuro venha a ter um papel importante no lançamento de novas gamas de produtos. Numa primeira fase, serão disponibilizados produtos de maior dimensão, especialmente para a sala de estar, como sofás, poltronas, bancos, mesas de apoio e uma seleção das soluções de arrumação mais procuradas pelos clientes IKEA.
Também estarão disponíveis alguns dos produtos IKEA mais icónicos, nomeadamente os seguintes: o sofá VIMLE e o cadeirão STRANDMON, que estão em grande destaque na capa do novo catálogo, e a mesa de apoio LISABO. Para além de posicionar os produtos IKEA numa divisão, a «IKEA Place» também permite ao utilizador inserir uma imagem ou um vídeo do espaço na aplicação e partilhar com amigos. Depois de escolher, os produtos estarão disponíveis na loja IKEA mais próxima e através do site.
Utilizar a aplicação «IKEA Place»
Os utilizadores da aplicação deverão proceder da seguinte forma:
– certifcar-se de que está instalada a mais recente atualização IOS 11 no dispositivo;
– fazer o download gratuito da aplicação na App Store da Apple;
– fazer a leitura do espaço com o dispositivo;
– explorar a lista de produtos disponíveis na aplicação;
– selecionar o produto que se pretende testar;
– mover e colocar o produto no espaço.
O Grupo IKEA
A visão da IKEA é criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas. O seu conceito de negócio apoia esta ideia, oferecendo uma ampla gama de produtos funcionais, com design e qualidade, a preços tão baixos que a maioria das pessoas pode comprá-los. O Grupo IKEA tem 163 mil colaboradores, 340 lojas em 28 mercados, 22 pontos de entrega e encomenda, 41 centros comerciais em 15 países e 38 centros de distribuição. Existem mais de 40 lojas IKEA geridas por franchisados externos ao grupo IKEA.