Avila Spaces na «Future Offices 2017»

O Avila Spaces, que tem posição de destaque no mercado de escritórios virtuais e espaços de trabalho partilhados, foi a única empresa europeia de espaços de coworking a marcar presença na conferência «Future Offices 2017», que decorreu entre 22 e 24 de agosto em Seattle (Washington, Estados Unidos). Foi a segunda edição do evento organizado pelo IQPC – International Quality & Productivity Center, oportunidade para a discussão dos espaços e dos modelos de trabalho do futuro.

Carlos Gonçalves (na imagem), chief executive officer (CEO) do Avila Spaces, teve a oportunidade de apresentar o seu case study na área dos modelos flexíveis de trabalho, à semelhança de outras empresas como a SAP, a Microsoft, a Staples, a General Electric e a Go Daddy. Tal como o Avila Spaces, todas estas empresas partilharam projetos inovadores no âmbito de arquitetura de interiores, gestão eficiente de edifícios e estratégias para atração e retenção de talento através dos espaços de trabalho.

Carlos Gonçalves assinalou a propósito desta participação: «A organização da ‘Future Offices’ considerou o Avila uma referência na Europa no âmbito dos novos modelos de trabalho. Na verdade, somos uma das empresas que mais tem inovado nesta área: criámos a primeira app mundial de gestão remota de escritórios físicos e virtuais, a ‘myOffice’, e recentemente abrimos um conceito novo de espaço de trabalho em Portugal, o business lounge. Muita da inovação apresentada pelo Avila Spaces na conferência ‘Future Offices’ foi desenvolvida pelo seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento (liderado por Teresa Câmara Jacinto), que tem colocado a empresa na vanguarda dos centros de negócios em Portugal.»

O responsável referiu ainda: «O paradigma dos espaços de trabalho está a mudar, e a estratégia do Avila passa por dar uma resposta cada vez mais efetiva às necessidades das empresas da economia atual que procuram soluções racionais, com custos controlados, mas que favoreçam a produtividade das suas equipas de trabalho. Termos sido chamados para apresentar a nossa visão numa conferência desta dimensão, assim como o facto de termos sido a única empresa europeia a estar presente, é uma prova de que estamos empenhados em concretizar este objetivo.»

Carlos Gonçalves apresentou o caso de sucesso do Avila no painel «Defining & Translating Workplace Success:  Metrics, Employee Feedback and the Bottom Line», onde teve a oportunidade de responder a questões sobre os novos conceitos de espaços de trabalho. Neste painel participaram ainda responsáveis da SAP, da Coterie Worklounge e da Rifitini.

«Em diversas discussões neste evento, foi interessante perceber que as novas gerações de profissionais gostam cada vez mais de ter a liberdade de escolher onde e como trabalhar, daí que o coworking e outros modelos flexíveis de trabalho tenham uma procura crescente, não só no mercado norte-americano mas também no europeu», partilhou ainda Carlos Gonçalves, acrescentando: «A nível global, registou-se um acréscimo de 41% no número de utilizadores de espaços de coworking relativamente a 2016, sendo que atualmente já é superior a um milhão de pessoas.»