Randstad abre contact centre em Penafiel

A Câmara Municipal de Penafiel e a Randstad Portugal inauguraram esta quarta-feira um novo contact centre no concelho. Este centro de atendimento integra a rede de contact centres da Randstad para a empresa de telecomunicações Altice, sendo dedicado a atendimento em língua francesa. O projeto representa a criação de 150 postos de trabalho, estando já 50 pessoas em formação para integrar a equipa.

A sessão de inauguração do contact centre contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, e da general manager para Staffing & Outsourcing da Randstad Portugal, Carla Marques.

O projeto desenvolvido pela Randstad para a Altice tem na sua base a dinamização económica e social de zonas do interior do país, através da criação de postos de trabalho e do apelo ao regresso de emigrantes às suas origens.

Paralelamente ao recrutamento de pessoas fluentes em francês, a Randstad, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), está a dar formação de aperfeiçoamento aos colaboradores com conhecimentos básicos neste idioma, um grupo de 50 pessoas já selecionados para integrarem o contact centre. Refira-se que 90% das pessoas em formação se encontravam desempregadas, sendo que este projeto representou a oportunidade para regressarem ao mercado de trabalho.

O presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, assinalou: «Este projeto representa um investimento no concelho de Penafiel através de uma parceria de colaboração entre a autarquia e uma empresa privada, um projeto gerador de emprego e dinamizador da economia local. Temos trabalhado neste sentido e nos últimos anos o número de desempregados tem vindo a cair de forma muito acentuada em Penafiel. De acordo com os últimos dados disponibilizados pelo IEFP, Penafiel foi o concelho da região onde o número absoluto de desempregados se reduziu mais nos últimos 12 meses. Entre junho de 2016 e junho de 2017, há menos 1.093 desempregados no concelho.»

Antonino de Sousa acrescentou ainda: «Olhando para os dados dos últimos anos, verifica-se que desde o final de 2013 até agora o número de desempregados foi reduzido em 43% no concelho de Penafiel. Recorde-se que em 2014 a Câmara Municipal de Penafiel criou o ‘Plano Municipal de Atração de Investimento’, com o objetivo de estimular a instalação de novas empresas no concelho e de criar um ambiente empresarial positivo, capaz de gerar novos investimentos. A criação de novos negócios e o aparecimento e a dinamização da economia local vivida nos últimos anos refletem-se, de forma positiva, nos números do emprego em Penafiel.»

A general manager para Staffing & Outsourcing da Randstad Portugal, Carla Marques, fez notar que a chegada do projeto da Altice a Penafiel «representa mais um marco na consolidação de um projeto que está a dar um contributo para a dinamização da economia local nas zonas mais interiores do país». E sublinhou: «A forte aposta nas pessoas, a qualificação dos recursos humanos no domínio da língua francesa e da informática e a criação de estímulos em zonas marcadas pela emigração apresentam-se como fatores diferenciadores deste projeto.»

O projeto de atendimento em língua francesa para a Altice conta já com contact centers da Randstad em Castelo Branco, Lamego, Amarante, Guarda, Vieira do Minho, Viana do Castelo, Fafe e Oliveira do Hospital (e já confirmadas as cidades de Viseu e Macedo de Cavaleiros). Trata-se de uma equipa que totaliza cerca de 1.400 colaboradores.

Os interessados em integrar o projeto podem candidatar-se através do site da Randstad ou por e-mail (candidaturas.fr@randstad.pt).