Vila Nova de Gaia
Mercado Beira-Rio reabre dia 13

Após um intensivo processo de reabilitação, o histórico Mercado da Beira-Rio, na marginal de Vila Nova de Gaia, volta a abrir portas com um conceito que alia a gastronomia moderna à tradicional venda de frescos. A inauguração está agendada para 13 de setembro.

Por Francisca Rodrigues

 

O projeto do Mercado Beira-Rio (Avenida Ramos Pinto/ Largo Sampaio Bruno) passa a ser gerido pela Fachada Oceânica, empresa constituída pela construtora Lucios, especialista em reabilitação urbana, e pela empresa Legível Puzzle, cujos sócios são a PEV Entertainment, promotora de eventos culturais como o «Festival Marés Vivas», e pela Jocalu Higiene Industrial. A exploração do espaço foi concedida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia por 30 anos.

No total, este novo polo de atração para a comunidade local e os turistas dispõe de uma área superior a mil metros quadrados e 47 espaços comerciais, dos quais 36 são lojas e 11 são bancas tradicionais de frescos. O projeto vai gerar perto de 100 novos postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de 3,5 milhões de euros.

Com o objetivo de manter viva a tradição dos mercados portugueses, o Mercado Beira-Rio aposta num conceito que combina a experiência gastronómica contemporânea com a tradicional venda de produtos frescos. Todas as bancas de frutas, legumes e carnes que ainda se mantinham no edifício viram os seus espaços melhorados.

Aos antigos inquilinos juntam-se novos nomes conhecidos da cidade. Estes novos espaços vão disponibilizar uma oferta variada que inclui petiscos portugueses, sushi, leitão, hambúrgueres, bacalhau, comida vegetariana, queijos e enchidos certificados, vinhos ou doces.

O Mercado Beira-Rio tem ainda como ambição afirmar-se como um local de eleição para a realização de eventos culturais. Música ao vivo, exposições, recitais de poesia e eventos sazonais farão parte de um calendário cultural dinâmico aberto à cidade. O espaço oferece 178 lugares no interior e 344 lugares de esplanada exterior, e vai funcionar com horários alargados durante todo o ano.

A inauguração oficial do Mercado Beira-Rio está agendada para o próximo dia 13, pelas 9H30, e conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.