William Wisting
17 anos antes

O inspetor-chefe William Wisting é suspenso devido a um caso por si investigado 17 anos antes. Agora é a sua carreira que está em jogo, tal como a sua liberdade.

Por Francisca Rodrigues

 

Em «Cães de Caça», o inspetor-chefe William Wisting é suspenso e alvo de uma investigação após ser acusado de falsificar provas. Cerca de 17 anos antes, foi ele o responsável pela resolução do homicídio da jovem Cecilia Linde, um dos crimes mais mediáticos da Noruega. Agora, descobre-se que as provas foram forjadas e o homem errado condenado.

William Wisting passou toda a sua carreira a perseguir criminosos, mas desta vez é ele o perseguido. Para descobrir o que realmente aconteceu e limpar o seu nome, tem de conduzir a sua própria investigação secreta, auxiliado por Line, a sua filha, que é jornalista. Entretanto, outra jovem desaparece.

«Cães de Caça» é o segundo livro de Jørn Lier Horst publicado em Portugal, depois de «Fechada para o Inverno». A edição é da Dom Quixote.

Jørn Lier Horst nasceu em Bamble (Noruega), em 1970. Estreou-se na escrita em 2004, com o livro «Nøkkelvitnet» («Testemunha Chave»), baseado num crime real, e em 2013 abandonou a carreira na polícia para se dedicar à escrita a tempo inteiro. Foi distinguido com inúmeros prémios, sendo de destacar o «Prémio dos Livreiros da Noruega» (2011), pelo livro «Fechada para o Inverno», o «Prémio Riverton/ Revólver Dourado» (2012), para o melhor romance policial norueguês, o «Prémio Chave de Vidro» (2013), para o melhor policial escandinavo, e o «Prémio Martin Beck» (2014), da Academia Sueca de Escritores de Policiais, os três atribuídos a «Cães de Caça». Os seus livros têm a qualidade de agradar tanto ao público como aos críticos, encontrando-se traduzidos em várias línguas e tendo vendido mais de um milhão de exemplares.