Relógios «Runabout»
Um tributo à elegância dos anos 20

Cumprindo a tradição de homenagear as embarcações Riva dos anos 20 do século passado, quando a elegância e o estilo ditavam o cenário social, a Frédérique Constant está a apresentar dois novos relógios da coleção «Runabout».

Por Mário Andrade

 

Em 2009, a Frédérique Constant iniciou uma parceria com a Riva Historical Society, fundada por Piero Maria Gibellini e por Carlos Riva, cujo objetivo é preservar as embarcações Riva ainda existentes pelo mundo e ajudar os seus proprietários a mantê-los no melhor estado possível.

Nesse mesmo ano, a Frédérique Constant lançou o primeiro relógio «Runabout», cujo nome recorda os lendários iates Runabout dos anos 20 do século passado. Considerados como a elite europeia dos Runabout, os modelos Riva eram originalmente pequenos, rápidos e potentes e tinham a capacidade para quatro a oito pessoas, pelo que eram ideais para a prática de atividades de lazer como a pesca, os desportos náuticos ou a simples navegação.

Em 2017, com o lançamento de dois novos relógios da coleção «Runabout», a Frédérique Constant dá continuidade à parceria com a Riva Historical Society e honra o compromisso em contribuir para a preservação destas embarcações, revivendo a elegância e o estilo dos anos 20.

As novas edições Runabout da Frédérique Constant são relógios clássicos e sofisticados. O mostrador, com decoração guilloché e índices luminescentes, possui indicação de horas, minutos, segundos, data e indicação GMT. A caixa é em aço inoxidável polido, de 44 milímetros (mm), dividida em três partes e com fundo transparente, que permite visualizar o mecanismo do movimento FC-350 – que inclui um módulo GMT de fabrico próprio.

A referência FC-350RMS5B6 apresenta um mostrador prateado com ponteiro GMT azul e uma correia em pele em tons de azul-marinho. A referência FC-350RMG5B6 possui um mostrador cinzento-escuro com ponteiro GMT branco contrastando com a correia em pele castanho-clara. Estes dois relógios fazem parte de uma edição limitada de 2.888 unidades e apresentam-se dentro de uma luxuosa caixa em madeira, que inclui uma miniatura de um barco Runabout.

 

Características técnicas

Referência: FC-350RMS5B6

Caixa: aço inoxidável polido; diâmetro de 42 mm; vidro de safira convexo; fundo transparente com gravação da bandeira da Riva Historical Society; resistente à água até cinco ATM (50 metros)

Movimento:FC-350, movimento automático GMT com data; 26 joias, 38 horas de autonomia, 28’800 alt/h

Mostrador: prateado; decoração guilloché com índices luminescentes pretos; data às seis horas; ponteiros das horas e minutos com tratamento luminescente; ponteiro GM azul

Correia: bracelete em pele azul-marinho

Funções: horas, minutos, segundos, data, GMT 24horas

Edição limitada: 2. 888 peças

Preço: 1.690 euros

Referência: FC-350RMG5B6

Caixa: aço inoxidável polido; Diâmetro de 42 mm; vidro de safira convexo; fundo transparente com a bandeira da Riva Historical Society gravada; resistente à água até cinco ATM (50 metros)

Movimento: FC-350, movimento automático GMT com data; 26 joias, 38 horas de autonomia, 28’800 alt/h

Mostrador: cinzento-escuro. Decoração guilloché com índices luminescentes prateados; data às seis horas; ponteiros das horas e minutos prateados com tratamento luminescente; ponteiro GM branco

Correia: bracelete em pele castanho-clara

Funções: Horas, minutos, segundos, data, GMT 24H

Edição limitada: 2 888 peças

Preço: 1.690 euros

 

Frédérique Constant:

A Frédérique Constant é uma marca de relógios com base em Plan-les-Ouates, Genebra (Suíça). A empresa está envolvida em todas as etapas de produção de relógios, desde o design inicial até a montagem final e ao controlo de qualidade.

Desde 2004 já produziu 24 calibres diferentes. Em 2015, apresentou o primeiro Horological Smartwatch, produzido na suíça, equipado com MMT e com um mostrador clássico analógico, criando assim uma nova categoria na indústria relojoeira suíça.

Os relógios da Frédérique Constant definem-se pela qualidade, pela singularidade e pela precisão de fabrico. A qualidade do design, os materiais e a manufatura são valores privilegiados pela marca e que explicam o seu sucesso. Cada relógio é assemblado à mão e testado exaustivamente com avançados equipamentos para garantir a máxima qualidade e durabilidade.

A fábrica em Genebra, de aproximadamente 9.760 metros quadrados, é ultramoderna, visando proporcionar o ambiente mais adequado para o trabalho dos relojoeiros.