50 anos de McNamara

Surfar a onda mais longa

Uma semana após ter completado 50 anos, Garrett McNamara, atual embaixador mundial da Mercedes-Benz, teve direito a um presente muito especial: a possibilidade de surfar a onda mais longa da sua vida. O lugar de eleição para esta proeza foi nada mais nada menos do que o Rio Tejo. Para além de assinalar a data, um dos objetivos foi o de chamar a atenção para o nosso país, para a cidade de Lisboa, para os portugueses e para tudo o que de bom Portugal tem retribuído ao surfista norte-americano. Este foi também o agradecimento de McNamara à Mercedes-Benz em particular e a Portugal em geral.

Por Mário Andrade

 

Ao volante de um Mercedes-Benz 230 SL, de 1967, Garrett McNamara chegou à Doca de Santo Amaro, em Alcântara, com uma prancha de surf oferecida pela Mercedes-Benz a propósito do seu quinquagésimo aniversário, para uma vez mais surpreender os portugueses e surfar uma onda ainda maior. Desta vez em comprimento.

O norte-americano, responsável pelo recorde da onda de 23,8 metros de altura, surfou agora uma onda no Rio Tejo durante mais de 10 minutos, entre a Doca de Santo Amaro e a Torre de Belém, correspondendo a cerca de 3,5 km de distância. Para tal, e por tratar-se de um rio, a única maneira de realizar uma onda com este comprimento foi recorrer à esteira criada por um potente barco, no caso o Super Air Nautique G21, inigualável em proporcionar uma onda completa na perfeição.

Sobre esta ação inédita, Garrett McNamara afirmou: «Quando a Mercedes-Benz veio ter comigo e me disse que queriam fazer algo especial para celebrar o meu quinquagésimo aniversário, é claro que fiquei muito contente e honrado. Só depois de ter interiorizado a ideia é que pedi que, qualquer ação que fosse planeada teria de ser necessariamente uma ação que também retribuísse ao país que tanto me deu e fez por mim. Portugal já me ofereceu o maior presente da minha vida…A maior onda do planeta. Hoje todos sabem que Portugal tem a maior onda do mundo, mas este país é muito mais do que isso. Tem imensa beleza e riqueza natural, uma cultura única e um povo apaixonante. Quis mostrar Portugal para que todos saibam que não é preciso ser um grande surfista para vir até aqui e aproveitar tudo o que este país tem para oferecer. Quis dar a conhecer a melhor cidade da Europa… Lisboa. E mostrar que qualquer um pode chegar aqui e divertir-se na água, mesmo que seja alguém que está a aprender a surfar. Obrigado por esta oportunidade Mercedes-Benz, Lisboa e a todos em Portugal.»

Esta ação foi também uma forma que a Mercedes-Benz encontrou para retribuir a contribuição de Garret McNamara para que Portugal passasse a ser considerado, de forma incontornável, como um destino preferencial para a prática de surf. Jorge Aguiar, diretor de marketing da Mercedes-Benz, assinalou: «Garrett McNamara é hoje uma figura incontornável no mundo do surf das ondas gigantes e com isso colocou Portugal no topo dos destinos para quem procura enfrentar estes desafios. Queríamos com esta ação não só homenagear o Garrett no seu quinquagésimo aniversário, mas também, e acima de tudo, mostrar que Portugal é um excelente destino para todos os surfistas que procuram diversão e boas ondas, num país que também é rico em cultura e na arte de bem receber.»

Foi assim que, em estilo de descontração e diversão, que Garrett McNamara surfou a mais longa onda da sua carreira. Com a cidade de Lisboa como pano de fundo, e os lisboetas como plateia, o surfista retribuiu ao país, da maneira que melhor sabe, todo o carinho que os portugueses lhe têm dado.

Um pequeno resumo da ação pode ser visto no vídeo abaixo.

https://youtu.be/cPsiguwwLf4

Scroll to Top