Dicas para o regresso ao trabalho

A consultora Jason Associates partilhou alguns exemplos de iniciativas e dicas práticas para o regresso ao trabalho, depois do tempo de férias, salientando como ser mais eficaz e produtivo, bem como a pré-gestão por vezes esquecida, mas muito necessária.

Depois do período de descanso, vem o regresso ao trabalho. O que pode parecer uma situação simples e descomplicada, pode transformar-se numa situação de grande stress. Para uma boa adaptação à rotina e ao trabalho que ficou pendente, a Jason Associates sugere algumas dicas práticas e estratégias saudáveis de reintegração. Vejamos:

Lista de to dos – primeiro passo

Análise da agenda, mapear todas as coisas programadas.

Não ser incrivelmente ambicioso – prioritizar

Definir o que é essencial e que deve ser feito prontamente. Saber dosear (tudo acaba por ser feito, mas de forma faseada).

– Ir fazendo um check nas várias tarefas concluídas

É importante, pois psicologicamente falando dá uma sensação de dever cumprido e de fecho de tarefas pendentes.

– Durante a primeira semana – ignorar distrações desnecessárias

Telemóveis, tablets, redes sociais… Distraem, tendem a atrasar o trabalho que está a ser feito e, mais do que isso, a quebrar a concentração. Ignorar estas tecnologias vai permitir um catching up mais focado e conciso de todos os assuntos.

e-Mails

Fazer uma primeira leitura, de forma transversal – ajuda, em primeira instância, a verificar quais os assuntos mais urgentes e também quais os mais fáceis de resolver. Pode também ajudar a selecionar os assuntos que vão acabar por ser delegados e passados a colegas.

– Dizer não ao multitasking

É fulcral estarmos orientados e focadas numa só tarefa, de cada vez, para garantir o sucesso e boa resolução da mesma.

Cada pessoa tem um perfil diferente e reage de forma distinta

Estar confortável no local de trabalho é chave, seja a ouvir música, seja estar numa sala mais isolado ou estar junto dos outros colegas (o conforto no espaço onde trabalha é importante).

A Jason Associates é uma empresa de consultoria de gestão de talento, 100% portuguesa, que acredita que as pessoas quando estão felizes nos seus contextos de trabalho fazem mais, melhor e durante mais tempo. Fundada em 2004, tem ao seu leme Pedro Brito, profissional cuja ambição é servir a comunidade de talento e capacitar as organizações para a missão complexa e apaixonante de gerir e desenvolver pessoas. Atualmente o âmbito de atuação desta consultora é muito amplo, permitindo-lhe uma abordagem estratégica, integrada e diretamente ligada ao negócio. A sua equipa conta com cerca de 120 elementos e está estruturada em competências. Este modelo possibilita elevados níveis de especialização e, ao mesmo tempo, a criação de equipas de projeto multidisciplinares, altamente qualificadas e completas. Com uma cultura muito própria, a equipa apoia as empresas a definirem e implementarem as melhores práticas de gestão de talento, desde atração e seleção, assessment, desenvolvimento de competências e arquitetura humana, comunicação, engagement e cultura organizacional, tendo no seu ADN a tecnologia (easy tech) e a investigação (para antecipar tendências e fundamentar a sua abordagem). Presente em várias geografias (Lisboa, Porto, São Paulo, Luanda, Maputo), desenvolve a sua atividade onde os seus clientes estiverem, tendo já implementado projetos em vários países, como Espanha, Reino Unido, Itália, Polónia ou Estados Unidos.