Promover a contratação de pessoas com deficiência

Fundação AFID Diferença, que apoia jovens com deficiência, crianças e idosos no concelho da Amadora, e a Aproximar são os parceiros nacionais no projeto europeu «DESIGN – Disabled Employability Signaling», que promove a contratação de pessoas com deficiência. O projeto, que terá a duração de três anos, tem como fim último capacitar serviços de orientação e aconselhamento profissional para colocação no mercado de trabalho normal de pessoas com deficiência quebrando ciclos discriminatórios e preconceitos que as pessoas com deficiência enfrentam.

Domingos Rosa, presidente do Conselho Executivo da Fundação AFID Diferença, assinalou: «É um dos eixos onde a AFID assenta, e é com orgulho que juntamos à nossa experiência vários casos de sucesso de empresas que contratam pessoas com deficiência. Achamos que esta iniciativa, graças aos parceiros que tem e ao nível de conhecimento que estes trazem, é um grande passo para todos.»

Além da AFID e da Aproximar, juntam-se às parcerias a DESIGN, a AFEJI e a ANDICAT – Association Nationale des Directeurs et Caders D’ESAT (França), a KFA – Hand in Hand Foundation (Hungria), a ASSOC- Asociatia Profesionala Neguvernamentala de Asistenta Sociala e a EaSI – European Association for Social Innovation (Roménia), que trazem ao projeto a experiência em trabalho social, formação, aconselhamento e recrutamento. A AERID – Associação Educar, Reabilitar e Incluir Diferenças e a EDP, Energias de Portugal são os parceiros associados.

 

A Fundação AFID Diferença

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebra 32 anos de existência em 2017. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemora 11 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios de assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira instituição da área social em Portugal certificada pela norma ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A, e pelo EQUASS Excellence. Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1.500 pessoas – infância (AFIDKIDS), pessoas com deficiência (AFIDREAB) e pessoas idosas (AFIDSÉNIOR) –, para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, pela abrangência e pela complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e na intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.

 

A DESIGN

DESIGN significa encontrar a pessoa certa para o trabalho, quebrando ciclos de descriminação e preconceito social que as pessoas com deficiência encontram. Tendo em conta este conceito, a DESIGN espera providenciar oportunidades de trabalho através de aconselhamento para pessoas com deficiência e empregadores. Foca-se na criação de uma rede de aprendizagem para apoiar os prestadores de serviço social especializado nas oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. Procura também uma melhor gestão de serviços de recrutamento, uma melhor rede e mais eficiência no envolvimento, e acima de tudo uma maior taxa de empregabilidade das pessoas com deficiência.