Formação de novos públicos
«Vaudeville Rendez-Vous» ensina acrobacias e malabarismo

O festival internacional de novo circo «Vaudeville Rendez-Vous» vai promover este mês várias iniciativas paralelas, de entrada gratuita. Será em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

Por Francisca Rodrigues

 

O «Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous» está de volta a Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão entre os dias 26 e 29 de julho. Promete surpreender as três cidades minhotas com espetáculos de reputadas companhias nacionais e europeias, mas também com várias iniciativas paralelas, de inscrição gratuita, que pretendem dinamizar esta zona do país. Aquele que é considerado o mais importante e influente festival de artes de rua e novo circo da região norte quer ser o centro do desenvolvimento e pensamento do circo contemporâneo, apostando também na formação de novos públicos.

 

Ver o mundo de pernas para o ar

O novo circo é uma expressão artística que exige destreza física, ao mesmo tempo que propõe uma nova abordagem sobre o movimento e a sua relação com o espaço, o objeto ou o aparelho circense.

Para sensibilizar a comunidade sobre esta complexidade, o «Vaudeville Rendez-Vous» promove três oficinas para cada um dos três pilares essenciais desta linguagem que são orientadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e que se repetem em Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. A primeira delas é sobre acrobacia aérea e desafia à experimentação da vertigem e ao risco de estar nas alturas através de aparelhos suspensos, num trabalho de superação. Já a oficina de malabarismo propõe desenhar o corpo no espaço através da manipulação de objetos, de forma a aumentar o campo visual e a destreza da coordenação motora. O equilíbrio é o mote do terceiro workshop e desafia os participantes a encontrarem o seu eixo e o seu ponto fixo, enquanto manobram aparelhos.

As oficinas acontecem nos dias 27 e 28 de julho, entre as 10 e as 13 horas, e no dia 29 de julho, entre as 14 e as 17 horas, nas três cidades. As inscrições estão abertas a maiores de 10 anos e podem ser feitas no website do Teatro da Didascália, aqui.

 

Portugal versus Europa: quais as diferenças de apoio ao novo circo?

No dia 29 de julho, às 14 horas, em Guimarães (Centro Cultural Vila Flor), o «Vaudeville Rendez-Vous» organiza um debate sobre os modelos de apoio à criação de circo contemporâneo, estabelecendo paralelismos entre o financiamento em Portugal e nos restantes países da Europa. O momento conta com a participação de representantes de algumas das mais importantes instituições europeias, como La Central del Circ (Barcelona), Biennale Internationale des Arts du Cirque (Marselha), Circus Centrum (Gent) e Bristol Circus City (Bristol). Destaque ainda para a presença do CircusNext, uma das mais importantes plataformas internacionais de apoio a artistas emergentes no novo circo e à qual o evento se associa pela primeira vez.

 

Programadores reputados conhecem projetos nacionais

Finalmente, com acesso restrito a programadores e agentes culturais, promove-se a segunda edição do «Showcase», um momento de partilha de criações artísticas finalizadas ou em processo de desenvolvimento de artistas nacionais, junto da comunidade profissional portuguesa e internacional, ligada às artes do circo. Esta é uma iniciativa essencial para a promoção e a difusão do trabalho que está a ser desenvolvido e que tem o objetivo de fomentar a itinerância dos projetos. O evento acontece no dia 28 de julho, às 10 horas, e a inscrição é gratuita, podendo ser efetuada através de formulário próprio, aqui.

 

Programação

O caderno de programação do «Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous 2017» está disponível aqui.

 

O festival

O «Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous» – criado pelo Teatro da Didascália, companhia de Vila Nova de Famalicão –  assinala em 2017 a sua quarta edição e decorre nos espaços públicos de Vila Nova de Famalicão, Braga e Guimarães, com o apoio dos respetivos municípios. Tem como objetivo promover a valorização da criação nacional nas áreas de circo contemporâneo, teatro físico e formas transdisciplinares. O projeto é cofinanciado pelo «Programa Operacional Regional do Norte, Norte 2020», através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Nota: foto de Ana Oliveira