Castro Marim e Vila Real de Santo António
A vida no sapal em fotografias de Agostinho Gomes

Com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, vai ser inaugurada em Santa Rita, no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a exposição «Vida no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António – Fotografias de Agostinho Gomes». Será no próximo dia 19, pelas 18 horas.

Por Francisca Rodrigues

 

A exposição «Vida no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António – Fotografias de Agostinho Gomes» estará patente ao público de 20 de julho a 15 de setembro no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, nas instalações da antiga Escola Primária de Santa Rita. Isto depois da inauguração dia 19 de julho, pelas 18 horas. Será sempre de segunda a sexta-feira, em julho e agosto entre as nove e as 15 horas e em setembro das nove às 13 e das 14 às 17.

A exposição apresenta um conjunto de cerca de 30 fotografias sobre a vida na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA), nomeadamente as numerosas espécies de aves aquáticas que por lá passam, fazendo desta uma das áreas de maior interesse ornitológico do nosso país e legitimando o seu estatuto de zona húmida de importância internacional, que lhe é conferido pela Convenção de Ramsar. A «Vida no Sapal» é uma exposição inédita da reserva com o maior número de espécies de aves do país.

O fotógrafo Agostinho Manuel Soromenho Gomes, natural de Castro Marim e residente em Vila Real de Santo António, dedica-se desde a década de 1980 ao seu interesse pela avifauna da região do Baixo Guadiana. A sua paixão é agora traduzida nesta exposição, que surge como forma de sensibilização para a biodiversidade e a necessidade de proteção das espécies existentes nesta área de importância internacional.