Recrutamento de recém-diplomados

Em 2017, até ao corrente mês de julho, a SHL Portugal participou em 15 processos de recrutamento de jovens recém-diplomados para 10 organizações.

Após a pré-seleção, foram avaliados 2.673 candidatos.

A procura dos candidatos e a recolha de candidaturas foram feitas pelas próprias organizações ou pela SHL Portugal, por meio de plataformas digitais. Os jovens recém-diplomados vão geralmente frequentar estágios, com a duração de um ano, em organizações de tipo diferente: instituições públicas, empresas financeiras, empresas de produção industrial, empresas de grande distribuição, empresas de serviços profissionais.

«O facto de estas e outras organizações utilizarem as técnicas e recorrerem todos os anos aos serviços da SHL Portugal atesta a qualidade e o elevado potencial dos candidatos admitidos em anos anteriores», assinala Jorge Horta Alves, managing director da SHL Portugal.

Nos processos de avaliação dos recém-diplomados são utilizados os testes de aptidões e os questionários de personalidade on-line, desenvolvidos pelo SHL Group, complementados com entrevistas de avaliação de competências e exercícios de simulação, como por exemplo exercícios de apresentação, de role-play e de grupo.

«A utilização de processos digitais, como os testes on-line, reverte em significativa economia de recursos e de tempo, dado o elevado número de candidatos avaliados», complementa o responsável.