Diversidade de género em debate

A Mercer, consultora nas áreas de bem-estar, saúde, pensões, investimentos e carreiras, compensação e benefícios, participou num evento organizado pela Association of Women Ambassadors (AWA) no passado dia sete no Palácio da Cidadela de Cascais. O evento teve como mote «Women in Leadership – Through the Lens of the Public, Private, and Media Sectors» e contou com as presenças do presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, e de Julio Portalatin, chief executive officer (CEO) mundial da Mercer. Conou ainda com intervenções de personalidades de referência a nível nacional e internacional – Ana Gomes, membro do Parlamento Europeu, Artur Santos Silva, presidente do Banco Português de Investimento, Emílio Rui Vilar, presidente da Caixa Geral de Depósitos, Ivanna Klympush-Tsintsadze, vice-primeira ministra da Ucrânia, entre outras.

O evento tem como principal objetivo explorar a forte e influente posição das mulheres em diversos sectores, trazendo a Portugal líderes nacionais e internacionais para abordar as questões mais relevantes.

Num comunicado da Mercer pode ler-se que «as mulheres estão a desempenhar, cada vez mais, um papel de maior relevo nos sectores público e privado, assim como ao nível dos media locais e internacionais», mas que «a paridade na liderança e a representação feminina nos órgãos de topo das organizações continua a ser um desafio», pelas «dificuldades da progressão das mulheres nestes sectores».

A AWA é constituída por um grupo de mulheres em posições de liderança em missões diplomáticas em Portugal. Tem 24 membros, um dos maiores números de embaixadoras femininas em toda a Europa. Assume-se como um veículo para uma cooperação profunda no sentido de garantir a igualdade de género em Portugal, bilateral e globalmente.