Estágios para jovens estudantes do ensino superior

São cerca de 300 as vagas que se encontram por preencher em mais de 80 áreas distintas de formação, que vão desde saúde a tecnologias, passando por ensino, jornalismo, gestão ou áreas como ciências do património ou conservação e restauro, entre outras.

Trata-se de estágios do PEJENE – Programa de Estágios para Jovens Estudantes do Ensino Superior nas Empresas, da Fundação da Juventude. Estão disponíveis em todo o país, sendo que cada estudante tem a possibilidade de se candidatar a até quatro vagas, de acordo com as suas preferências.

Ricardo Carvalho, presidente executivo da Fundação da Juventude, assinalou: «O PEJENE promove uma relação direta entre a escola e a empresa/ entidade de acolhimento, através do desenvolvimento de projetos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens. É um programa cujo principal objetivo é integrar o estagiário numa entidade de acolhimento, desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um plano de estágio previamente elaborado de acordo com a área de formação do estagiário. Os estágios decorrem sob a supervisão de um tutor técnico (profissional) experiente da entidade de acolhimento, que no final elaborará um relatório de avaliação.»

Os estágios realizam-se entre julho e setembro de 2017 e pressupõem a atribuição de subsídio de alimentação e de transporte, assim como um seguro de acidentes pessoais.

Ricardo Carvalho referiu ainda, em jeito de balanço do programa, que vai já na edição 25: «Na última edição do programa PEJENE a taxa de empregabilidade, verificada após a realização do estágio, foi de 19%, o que representa um acréscimo de 4% face a 2015. São resultados que se revelam bastante significativos, tendo em conta a conjuntura atual, em que existe uma grande dificuldade de empregabilidade por parte de jovens diplomados.».

Mais informações aqui.