Mais de 1.500 recém-licenciados querem estágio

Mais de 1.500 recém-licenciados candidataram-se ao «Programa de Trainees» da Caixa Económica Montepio Geral (CEMG). A primeira edição deste programa, que procura recrutar jovens talentos para diversas áreas da instituição, encerrou no início da semana o período de candidatura e entrou numa segunda fase, de análise curricular e entrevistas telefónicas.

Catarina Horta, diretora de recursos humanos da instituição bancária, referiu: «Estamos bastante satisfeitos com a quantidade e a qualidade dos candidatos a um estágio na CEMG, embora não tivéssemos dúvidas de que a proposta de estagiar e ser parte ativa numa organização centenária a passar por um profundo processo de inovação e transformação é bastante aliciante para um jovem recém-licenciado. Este número é especialmente relevante por ser uma primeira edição do programa e por ter sido alcançado num curto período de tempo. Isto prova que a CEMG tem a capacidade de se posicionar também como uma employer brand, um território onde vamos querer reforçar a nossa presença. Destes 1.500 candidatos a um estágio na CEMG, a maioria tem formação em gestão (16%), economia (11%) e direito (8%), em escolas como o ISCTE Business School (11%), o Instituto Superior de Economia e Gestão (8%) e o Instituto Superior Técnico (6%). As áreas preferenciais de colocação são a financeira, a de marketing, a de serviços a de operações. Mas também surgiram candidatos com formação académica em áreas como antropologia, artes, bioquímica, ciências do mar, história, engenharia geológica e de minas, engenharia micro e nano tecnologias, e engenharia aeronáutica, o que prova que o principal objetivo deste programa foi cumprido – encontrar jovens talentos curiosos e assertivos, com formações superiores diversas.»

Ao longo dos 12 meses de estágio, os trainees irão integrar diferentes áreas do banco – do marketing à compliance, passando por assessoria jurídica, finanças e contabilidade, risco, contencioso, sistemas de informação, serviços e operações, comercial ou recursos humanos.

Terminado o período de candidaturas, inicia-se agora a fase de análise curricular e de entrevistas telefónicas, ambas da responsabilidade da Spark Agency. O objetivo é fazer a primeira seleção, tendo em conta a formação profissional, o desempenho académico, a experiência internacional e as experiências extracurriculares, bem como a motivação, o fit cultural com a CEMG e as competências fortes ou em desenvolvimento. Depois ocorrerão os assessment days e as entrevistas presenciais finais com observadores da CEMG, na maioria diretores de primeira linha.