«International Dublin Literary Award»
José Eduardo Agualusa distinguido

O escritor luso-angolano foi o vencedor do «International Dublin Literary Award». No valor de 100 mil euros, é o maior prémio literário para um romance publicado em inglês.

Por Francisca Rodrigues

 

O nome de José Eduardo Agualusa foi anunciado hoje na capital irlandesa como vencedor do «International Dublin Literary Award». O prémio distingue o escritor pelo seu romance «Teoria Geral do Esquecimento», numa edição particularmente forte, em que a shortlist final incluía obras de Mia Couto, Orhan Pamuk, Viet Thanh Nguyen e Anne Enright.

O «International Dublin Literary Award» tem o valor de 100 mil euros, sendo o maior do género para uma obra de ficção publicada em Inglês. Desde 1996 já distinguiu autores como Orhan Pamuk, Javier Marías, Michel Houellebecq, Colm Tóibin, Colum McCann, Jim Crace ou David Maalouf e Herta Müller. Ao longo das suas 21 edições, esta é a nona vez que o vencedor é um livro traduzido, e a primeira que elege um livro originalmente escrito em português.

Os candidatos a este prémio são nomeados por bibliotecas públicas selecionadas em todo o mundo, tornando esta distinção única na sua cobertura e no seu alcance. Este ano, bibliotecas de Áustria, Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Polónia, Portugal, Rússia, Escócia, Suécia e Estados Unidos da América, participaram na seleção inicial, assim como na votação da shortlist de 10 títulos, celebrando a excelência da literatura de hoje.

No caso de o livro vencedor ser uma tradução, o prémio monetário distingue o autor com 75 mil euros e o seu tradutor com os restantes 25 mil. O prémio é patrocinado pelo Dublin City Council, sendo que este ano a shortlist incluía livros de José Eduardo Agualusa (vencedor, Angola/ Portugal), Mia Couto (Moçambique), Anne Enright (Irlanda), Kim Leine (Dinamarca/ Noruega), Valeria Luiselli (México), Viet Thanh Nguyen (Vietname/ Estados Unidos), Chinelo Okparanta (Nigéria/ Estados Unidos), Orhan Pamuk (Turquia), Robert Seethaler (Áustria), Hanya Yanagihara (Estados Unidos).

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou agronomia e silvicultura em Lisboa. Além de Lisboa, já viveu em Luanda, no Rio de Janeiro e em Berlim. Os seus livros têm sido distinguidos com alguns dos mais prestigiados prémios portugueses e estrangeiros, como por exemplo o «Grande Prémio de Literatura RTP» (atribuído a «Nação Crioula» em 1998), o «Grande Prémio de Conto da APE» e o «Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian», ou o «Independent Foreign Fiction Prize» (para «O Vendedor de Passados», em 2004). Em 2016, o romance «Teoria Geral do Esquecimento» foi finalista do «Man Booker Internacional».

Em 2013 a obra de José Eduardo Agualusa começou a ser publicada pela Quetzal. Depois de «A Vida no Céu» surgiram «Um Estranho em Goa» (2013), «A Rainha Ginga» (2014), «O Livro dos Camaleões» (2015) e, no início deste mês, o mais recente romance, «A Sociedade dos Sonhadores Involuntários», em paralelo com os seus livros anteriores – agora em novas edições revistas («Estação das Chuvas», «As Mulheres do Meu Pai», «Nação Crioula», «O Vendedor de Passados» e «A Conjura», além de outros.