Responsabilidade social
smart ajuda a reabilitar Marvila

 

Decorreu na passada semana, entre os dias 25 e 28 de maio, a segunda edição do festival de arte urbana «MURO», no âmbito das iniciativas de Lisboa como capital ibero-americana da cultura. A smart, como marca irreverente e marcadamente urbana, juntou-se ao festival para ajudar a reabilitar alguns dos espaços com necessidade de intervenção.

Por Francisca Rodrigues

 

A marca da Daimler coloriu dois blocos de habitação com uma obra de street art da conhecida dupla de intervenção artística ARMcollective. A obra, denominada «art fortwo», foi elaborada em dois edifícios fluindo para a estrada onde ambos os estilos se cruzam simbolizando as ligações humanas.

Ao longo de quatro dias de festival foram realizadas 15 pinturas de grande dimensão nos edifícios situados na zona de Marvila, perfazendo uma área de intervenção artística e reabilitação de cerca de quatro mil metros quadrados. As obras foram da responsabilidade dos artistas nacionais RAM e MAR dos ARMcollective, Godmess, Hazul, Kruella D’Enfer, Miguel Brum e LS (AK Crew). Da América do Sul estiveram representados os artistas GLEO (Colômbia), Kobra (Brasil), STEEP (Equador), Zësar Bahamonte (Espanha) e Cix Murge (México), bem com os vencedores dos concursos para a conceção e a realização de cinco intervenções artísticas em empenas, nomeadamente Alecrim (Portugal), Coletivo Medianeras (Argentina), Jhon Douglas (Brasil), Krammer (Brasil) e The Caver (Portugal).

A segunda edição do festival foi organizada pela GAU (Galeria de Arte Urbana), pela Câmara Municipal de Lisboa e em parceria com a smart, a GEBALIS e a Junta de Freguesia de Marvila. A intervenção artística dos ARMcollective, em colaboração com a smart, pode ser vista em Marvila, na Rua Chianca de Garcia.