Solução da Talentia Software na Indaqua

A Indaqua – Indústria e Gestão de Água SA elegeu a Talentia Software como parceiro na implementação de uma solução de human capital management (HCM) capaz de responder às suas necessidades de gestão e desenvolvimento de pessoas

A nova estratégia de negócio da Indaqua está alicerçada numa gestão estruturada de capital humano e no desenvolvimento de práticas que potenciem a sua valorização. Este novo paradigma iniciou-se em 2016, depois da aquisição da maioria do capital da Indaqua por parte do Grupo MIYA, líder na otimização de eficiência hídrica urbana em todo o mundo.

Neste contexto de mudança, a gestão recursos humanos (GRH) da Indaqua assume um papel de agente chave na transformação organizacional. Existe uma consciência clara por parte da liderança da empresa de que os desafios do negócio somente serão atingidos com políticas de gestão de pessoas alinhadas com as melhores práticas do mercado.

Para a execução da estratégia ao nível do capital humano, a Indaqua procurou um parceiro com capacidade de ajustar uma solução tecnológica e integrada aos requisitos e às especificidades da empresa, traduzindo-se em benefícios claros de eficiência e eficácia, nomeadamente os seguintes:

– melhorar a qualidade e a fiabilidade do serviço da área de GRH, através do foco na gestão de pessoas em detrimento do foco na gestão administrativa;

– melhorar a eficiência dos processos, através do suporte disponibilizado pela ferramenta on-line e dos workflows de aprovação;

– conseguir uma maior descentralização de processos, logo um menor fluxo de papéis e processos manuais.

Em suma, a solução tecnológica encontrada permitirá aumentar a aproximação, a satisfação e a motivação dos colaboradores, devido a um melhor nível de serviço de GRH, através de uma ferramenta simples e de elevada usabilidade, que incentiva a colaboração e ajuda a agilizar os processos e a tornar a Indaqua mais eficiente.

A Talentia Software surge assim como o parceiro tecnológico e especializado em soluções HCM que permitirá responder aos desafios da Indaqua.

Cláudia Padinha (na foto), responsável comercial da Talentia Software em Portugal, sublinhou o modo como o processo decorreu, reconhecendo a importância da parceria. «Para nós é fácil identificar as vantagens de uma solução como o ‘Talentia HCM’, mas é essencial a capacidade que a solução tem de se adaptar às necessidades e às especificidades do negócio das diversas empresas. No caso da Indaqua essa flexibilidade foi notória e essencial para o sucesso de toda a implementação.»

Por sua vez, Enrique Castiblanques, presidente do Conselho de Administração da INDAQUA, referiu: «A parceria realizada com a Talentia Software vai permitir fazer face às necessidades existentes na gestão de recursos humanos da Indaqua. Ao longo de todo o processo de implementação, a Talentia Software mostrou-se um parceiro disposto a encontrar o melhor instrumento que permita à nossa empresa uma evolução sustentável dos seus recursos internos.»

 

A solução «Talentia HCM»

Trata-se de uma solução modular e escalável, flexível em termos de configuração pelo próprio utilizador e de integração com outras soluções e enterprise resource plannings (ERPs).

Para a Indaqua, a Talentia Software conseguiu integrar grande parte das soluções requeridas na plataforma, incluindo a aplicação disponível para Android e tablet.

Tratando-se de uma solução de gestão de capital humano robusta e especializada com um conjunto de módulos funcionais totalmente orientados para funções, competências e conhecimentos, a «Talentia HCM» vai permitir orientar a centralização de processos na Indaqua, desde a gestão básica de colaborador até robustas matrizes de gestão de talento que conciliam planos de identificação e retenção das melhores pessoas na organização. Oferece ainda ferramentas de gestão ao nível de reporting e dashboards que permitem realizar análises consistentes com a realidade organizacional e humana em tempo real.

 

As duas empresas

A Indaqua é uma empresa portuguesa com competências em diferentes áreas de negócio e com grande presença internacional. Criada para atuar essencialmente no âmbito de concessões municipais e parcerias público-privadas (PPPs), representa uma clara aposta no sector do ambiente e na gestão do ciclo urbano da água, integrando no abastecimento a captação, o tratamento, o transporte e a distribuição de água e no saneamento a recolha e o tratamento de água residual. A maioria da capital é detida pela MIYA, empresa líder global na otimização de eficiência hídrica urbana, que se encontra ativamente implementada na Península Ibérica, no Brasil, no Canadá, na região do Caribe e nas Filipinas.

A Talentia Software é uma empresa produtora e integradora de soluções de software empresarial especializada em gestão de capital humano (soluções de gestão do capital humano e talento) e desempenho financeiro (contabilidade, consolidação, relatórios e elaboração do orçamento). Posiciona-se como um dos principais fornecedores no mercado europeu na área de sistemas de gestão do desempenho corporativo. Oferece os seus serviços através de Talentia Finance, Talentia HR, Talentia HCM, Talentia Consolidação, Talentia CPM, Talentia Intercompany, Talentia SaaS, Talentia Cloud, Talentia Services, etc. Com cerca de 430 colaboradores, tem mais de 3.600 clientes, principalmente em Europa, mas também nos Estados Unidos, na América Latina, na Ásia e na África Ocidental.