Novo responsável tecnológico na Opensoft

Empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software, a Opensoft nomeou Ricardo Caetano (na foto) como seu chief technology officer (CTO), ficando responsável pela gestão dos recursos tecnológicos da empresa (materiais e humanos), tendo em vista a sua contínua melhoria, bem como a otimização, o desenvolvimento e o contributo para o crescimento do negócio.

Ricardo Caetano terá também a seu cargo a tomada de decisões a nível tecnológico nas parcerias e nos projetos a desenvolver pela Opensoft, bem como a evangelização tecnológica da equipa e dos clientes, procurando estabelecer padrões no desenvolvimento das tarefas e melhorando processos.

A desempenhar funções na Opensoft desde 2002, Ricardo Caetano encara este cargo como um desafio em que pretende «aliar o ADN tecnológico da Opensoft, onde a experimentação e evolução são fundamentais para continuar a entregar soluções de referência, com o historial, onde se mantém o foco total nas necessidades dos clientes».

José Vilarinho, ‘chief executive officer’ (CEO) da Opensoft, referiu: «Num mundo em que a tecnologia muda cada vez mais depressa, temos de estar sempre atentos às tendências e oferecer aos clientes as soluções mais adequadas, emergentes e atuais. Apesar de já o fazermos, sentimos a necessidade de ter alguém que se dedicasse de forma mais sistemática e centralizada, guiando essa atualização e gerindo a componente tecnológica na Opensoft.»

Licenciado em «Engenharia Eletrotécnica e de Computadores» pelo Instituto Superior Técnico (IST) e com uma pós-graduação em «Gestão e Avaliação de Projetos» pela Universidade Católica Portuguesa, Ricardo Caetano tem 46 anos e iniciou a sua carreira profissional em 1996 no INESC, em Lisboa. Na Opensoft, tem desenvolvido a sua atividade no Departamento de Desenvolvimento de Software, aplicando a sua sólida experiência na coordenação e no desenvolvimento de aplicações com base em tecnologias web. Tem sido também responsável pela gestão, pelo coaching e pela evolução de equipas de consultores.

 

A Opensoft

A Opensoft é uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de software business critical, apoiado por serviços de consultoria tecnológica e gestão de projetos. A empresa detém uma vasta experiência no desenvolvimento de soluções em ambiente web, soluções essas que envolvem a transferência, o tratamento e a validação de grandes volumes de dados, em ambientes com elevado número de utilizadores em simultâneo, ou que envolvem validações complexas. A Opensoft colabora com clientes de referência a nível nacional, quer na administração pública, quer no sector privado, e conta com uma equipa de engenheiros experiente e altamente qualificada. Todos os consultores têm formação superior, apostando a empresa constantemente na sua formação e na respetiva atualização de competências.