Carlos Leitão, «Sala de Estar»
O fado ao jeito de uma tertúlia alentejana

Mais um nome a afirmar-se na nova geração de fadistas. Carlos Leitão apresenta o seu segundo álbum, «Sala de Estar», uma clara evolução conceptual no caminho que tem vindo a percorrer.

Por Francisca Rodrigues

 

Depois de em 2013 ter lançado o seu primeiro disco de originais, intitulado «Do Quarto», o fadista Carlos Leitão apresenta-se de novo ao público com «Sala de Estar», um disco que é apresentado como «uma clara evolução conceptual de um caminho em que o fadista deixa de parte o recato solitário das quatro paredes e de uma porta que o próprio disse, na época, ‘estar demasiadas vezes fechada ao exterior’».

Aos 37 anos, o Alentejo mistura-se de vez com Lisboa no fado de Carlos Leitão, numa mesa onde cabem uma série de convidados que aceitaram o desafio de musicar as suas letras, num compromisso que o próprio explica: «Era condição ‘sine qua non’ que os convidados reunissem duas características indissociáveis, o meu reconhecimento artístico e o meu reconhecimento pessoal. E estou tremendamente feliz com o resultado.»

«Sala de Estar» é um espaço claro de partilha e de cumplicidade, ao jeito da tertúlia alentejana, da lareira, do vinho, da boa e enriquecedora conversa, um espaço de amadurecimento pessoal que contribuiu nos últimos anos para o crescimento do fadista, letrista, músico e compositor. Convidados como Mário Pacheco, Jorge Fernando e Custódio Castelo personalizam a criação referencial de Carlos Leitão ao longo dos anos, a exemplo de Júlio Resende e Rui Veloso. Tiago Torres da Silva é autor da única letra que não foi escrita por Carlos Leitão. São no total 15 temas de uma viagem densa e descontraída em que o artista nos leva de visita à sua «sala de fado», partilhando o seu canto com a fadista Cuca Roseta, a atriz Lia Gama e alguns amigos alentejanos que considera inseparáveis.

A zona de Belém, em Lisboa, foi o local escolhido para o lançamento oficial de «Sala de Estar», no passado dia três de março, no Hotel Nau Palácio do Governador. A tour nacional começará também aí, a 20 de maio, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Primeiro videoclip extraído do «Sala de Estar», abaixo.