Olisipo aposta na oferta de formação «DevOps»  

A Olisipo acaba de lançar o curso «DevOps Fundamentals», um exclusivo em Portugal, potenciado através de uma parceria com a DASA – DevOps Agile Skills Association (ver aqui). Esta associação norte-americana é a maior comunidade aberta de «DevOps» do mundo, sendo responsável por desenhar os melhores percursos formativos do mercado para a área.

Trata-se de uma formação que é o ponto de partida para um profissional ou uma organização iniciarem a sua jornada «DevOps». A melhoria dos fluxos de trabalho e as implementações mais rápidas começam com uma compreensão dos conceitos básicos de «DevOps» por qualquer pessoa envolvida numa equipa de Agile e/ ou «DevOps». Independentemente do fabricante, gera interesse e sensibiliza para a necessidade de conhecimentos e desenvolvimento de competências nesta área, promovendo uma certificação open source e garantindo a qualidade da formação para o mercado através de um programa de qualificação lógico.

A próxima edição deste curso é já no dia 24 de maio, em horário laboral, e vai decorrer no learning center da Olisipo, no Parque das Nações, em Lisboa (ver aqui). Outras edições poderão ocorrer ao longo do ano, e para isso a Olisipo refere a importância dos pedidos de informação por parte de todos os interessados.

 

O que é, afinal, «DevOps»?

«DevOps» é um acrónimo de «Development and Operations», sendo que dá nome a uma cultura de trabalho em tecnologias de informação (TI) que promove uma estreita colaboração entre os profissionais destas duas áreas para conseguir uma entrega de valor ao negócio muito mais rápida e constante, baseada nos princípios de continuous delivery e continuous integration.

Tradicionalmente, a área de desenvolvimento e a de exploração e operações têm tido objetivos diferentes, o que derivava numa ineficiente entrega de valor ao negócio como departamento TI.

Aparecendo em 2008 e rapidamente adotado por empresas tecnológicas de primeiro nível, a aplicação de «DevOps» tem demonstrado reduções de até 50 vezes nos tempos de entrega de software, assim como implementações 30 vezes mais frequentes e uma taxa de êxito na gestão da mudança 60 vezes maior do que numa organização tradicional. Organizações como Netflix, Spotify e Facebook estão a revolucionar o mundo das TI ao implementarem, com sucesso, princípios de «DevOps».

Resumindo, «DevOps» é um salto de rutura na organização tradicional de um departamento de TI e requer um foco especial sobre as pessoas/ os utilizadores, porque os seus princípios vêm do Scrum e do Lean IT.

Informações sobre o curso  aqui.