O que os jovens valorizam na escolha de uma empresa para trabalhar

Os estudantes, futuros profissionais no mercado de trabalho, dão extrema importância aos valores e à visão das empresas onde podem vir a trabalhar. Esta é uma das principais conclusões do estudo «Student´s Career Preferences Survey», da KPMG Internacional, que auscultou 4.165 estudantes de Gestão, Ciências, Tecnologia, Engenheira e Matemática de algumas das melhores universidades do mundo, incluindo estudantes portugueses.

O estudo mostra que as opiniões dos jovens portugueses estão, em geral, alinhadas com o que pensam os estudantes mundiais, destacando-se a importância que atribuem aos valores e à visão das empresas que serão os seus empregadores.

O survey da KPMG revela que 89% dos estudantes considera importante trabalhar numa organização que tenha um impacto positivo no mundo. Um pacote de remuneração e benefícios competitivo é naturalmente um dos principais critérios de escolha, no entanto a grande maioria dos estudantes (79%) refere que trabalhar numa organização com um forte sentido de propósito é mais importante do que ganhar o salário mais elevado possível.

Estas opiniões realçam uma nova visão e uma nova mentalidade dos jovens mundiais, incluindo os portugueses, para quem o dinheiro não é tudo. Para além de quererem trabalhar em empresas com elevado sentido de propósito e com valores alinhados com os seus, 92% dos inquiridos acha muito importante que a empresa onde vão trabalhar tenha uma visão interessante.

Também o desenvolvimento pessoal e profissional é altamente valorizado pelos alunos em todo o mundo. Ter oportunidades de desenvolvimento pessoal e de adquirir qualificações profissionais são fatores importantes na seleção de um empregador para quase metade dos estudantes inquiridos.

José Portugal, partner e head of people da área Performance & Culture da KPMG Portugal, afirmou: «Os resultados deste estudo sobre as preferências de carreira dos estudantes vão ao encontro do que ouvimos dos recém-graduados que contratamos. Os valores e a missão da empresa estão entre os principais critérios na análise a um potencial empregador. Os jovens querem desenvolver trabalho com impacto e fazer parte de uma organização onde sintam que contribuem para fazer a diferença, ao mesmo tempo que isso lhes permite crescer e progredir na carreira.»

Por sua vez, Rachel Campbell, global head of people da KPMG Internacional, referiu: «Os estudantes de hoje esperam percursos profissionais flexíveis, o que pode passar por trabalhar em múltiplos países. Procuram carreiras com significado e um sentido de propósito, e estão dispostos a ir para aonde as oportunidades os levarem.»

As respostas dos estudantes comprovam a maior abertura para uma carreira internacional. A maioria dos inquiridos indicou estar disponível para trabalhar num outro país, sendo que mais de 65% dos jovens estão preparados para trabalhar em dois, três ou até em quatro países e 27% responderam que podem trabalhar em mais de quatro países.

No que diz respeito às profissões mais desejadas, no topo das preferências dos estudantes que participaram neste survey estão a área financeira, a área dos serviços profissionais e a área da tecnologia.

O estudo, denominado «KPMG Student Career Preferences Survey», foi conduzido entre outubro de 2016 e março de 2017 junto de 4.165 estudantes de Gestão, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática de 68 países. Os resultados estão a ser divulgados em paralelo com a realização em Portugal do «KPMG International Case Competition», uma iniciativa que junta equipas de estudantes de 23 países, que competem no desenvolvimento e na apresentação de soluções para casos de negócio do mundo real.

A KPMG é uma rede global de firmas profissionais que prestam serviços de auditoria, fiscalidade e consultoria. Está presente em 152 países com 189 mil profissionais a trabalhar nas firmas membro a nível mundial. Tem escritórios em Portugal, em Lisboa e no Porto, com 46 sócios e mais de 1.000 colaboradores.