A gestão científica e estratégia das organizações

A primeira edição europeia da «World Strategy Summit», dedicada ao tema «From Strategy to Execution on the Digital Era», decorreu na passada sexta-feira, no ISCTE, em Lisboa, e contou com mais de 70 participantes. Apresentando-se como um fórum de discussão e reflexão para profissionais de vários sectores de atividade, o evento revelou-se uma oportunidade para promover as boas práticas de gestão científica aplicadas às transformações digitais

De acordo com Jorge Guedes, ‘chair’ da «World Strategy Summit Europe 2017», «o evento teve por objetivo partilhar algumas experiências aplicáveis a transformações digitais, um tema cada vez mais importante nas agendas dos gestores globais, tentando assim reduzir uma curva de aprendizagem que, por vezes, se vê muito dolorosa».

Com uma manhã dedicada às boas práticas internacionais, o evento arrancou com a apresentação da Association for Strategic Planning Iberia (ASP Ibéria), centrada em planeamento estratégico e intitulada «Think Digital!». Durante esta apresentação os oradores deixaram algumas recomendações relativas a transformação digital a todos os participantes, guiadas pela framework «Think-Plan-Act», da ASP. Seguiu-se a sessão promovida pelo Business Case institute (BCI), que se focou no tema «Plan your Portfolio!», em que os oradores deram uma especial atenção à quantificação, ao controlo e à validação de benefícios em projetos de digitalização. Terminou a manhã com uma apresentação a cargo do Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), sob o mote «Act and Make it Happen!», focada nas boas práticas e nos principais desafios da gestão de projetos e programas de transformação digital, deixando ainda alguns conceitos de gestão da mudança, gestão de risco e gestão de âmbito.

O evento contou com uma mesa de debate que se focou no tema «Thought leadership for a better digital foresight», contando com Álvaro Nascimento (professor na Universidade Católica do Porto), Pedro Ruivo (solution advisor for digital transformation na SAP Portugal), Pedro Salgueiro (director para desenvolvimento de negócio da Critical Software) e Filipe Caetano (vice-presidente para gestão de produto na Coriant). O painel foi moderado por Leandro Pereira, docente do ISCTE e chief executive officer (CEO) da Winning Scientific Management.

Leandro Pereira referiu-se às principais conclusões do evento, assinalando: «Atravessamos um contexto em que os mercados são altamente voláteis e apresentam elevados graus de instabilidade e competitividade. Por este motivo, a maioria das empresas depara-se, muitas vezes, com enormes dificuldades na definição de planos estratégicos robustos para dar resposta às necessidades dos seus negócios. É imperativo aplicar nas organizações um princípio de gestão científica que permita desenvolver uma profundidade analítica para criar um processo robusto através da recolha de dados, evidências e relações, e diagnosticar assertivamente as causas e os problemas.»

O responsável referiu ainda: «Identificar se a estratégia está adaptada às tendências do mercado e às verdadeiras necessidades organizacionais; definir processos de gestão da mudança; apoiar a identificação de novas formas de criar valor; apoiar a exploração de oportunidades do mercado; implementar processos que ajudem na definição da estratégia organizacional e na definição de modelos de governação… São imperativos, que visam acelerar o crescimento das empresas, aumentando o desempenho organizacional e a competitividade nacional.»

A organização do evento esteve a cargo do chapter ibérico da Association for Strategic Planning (ASP Ibéria), contando com o apoio da Critical Software, da Winning Scientific Management e do ISCTE. Teve ainda como parceiros o Business Case Institute (BCI), o Project Management Institute Portugal (PMI Portugal), a Wondermags, a CXO Weekly e a The Digital Transformation People.