Gamification premeia envolvimento de colaboradores

A InnoWave Technologies lançou a «InnoPoints», uma aplicação disponível para IOS e Android que tem como objetivo desafiar os colaboradores das empresas a melhorar os seus métodos de trabalho. A «InnoPoints» recorre ao conceito de gamification e atribui pontos consoante a participação dos colaboradores em eventos da empresa.

«O objetivo é premiar o empenho e a participação nos eventos da empresa, visando melhorar o envolvimento e promover o cumprimento dos procedimentos internos, através de um contexto de gamification», explicou Pedro Pinto, chief technologie officer (CTO) da InnoWave Technologies, acrescentando: «Em paralelo, pretende-se também proporcionar um sentimento de aventura na vida profissional, já que, dependendo do desempenho, o colaborador vai ganhar pontos que pode trocar por determinados prémios».

A nova aplicação é um conceito adaptado à realidade das empresas. Mas a InnoWave lançou também a «CityPoints», aplicação similar que pretende incentivar boas práticas de cidadania, sendo destinada a autarquias. «Também baseada em gamification, é direcionada a autarquias que pretendam incentivar os seus munícipes a exercer ações de solidariedade e envolvimento social, premiando o cidadão que participa em atividades como a doação de sangue, por exemplo», referiu ainda Pedro Pinto.

Para provar a eficácia da «InnoPoints», a InnoWave implementou-a internamente no último trimestre de 2016. Segundo o responsável, «existem aproximadamente 150 utilizadores internos, o que significa uma percentagem de mais de 75% da empresa a utilizar a ‘InnoPoints’, mais de 1.000 pontos ganhos e uma curva de crescimento de utilização a aumentar a cada dia que passa».