Marcelo Rebelo de Sousa abre «Futurália 2017»

A décima edição da «Futurália» começa hoje, dia 29 de março, e conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na cerimónia oficial de abertura, a partir das 15 horas, no Pavilhão 3 da FIL (Centro de Exposições e Congressos de Lisboa, no Parque das Nações).

Trata-se da maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, e irá decorrer até ao próximo dia um de Abril, tendo à disposição dos visitantes uma mostra abrangente de todas as áreas e todos os níveis de qualificação, tanto de ensino superior como do ensino profissional. A área de exposição é superior a 20 mil metros quadrados, estando aí representadas instituições de cerca de 20duas dezenas de países.

Na edição deste ano, é de assinalar o «Fórum Indústria 4.0 – Aprender, Trabalhar e Competir», a realizar-se no dia 31 de março. Esta iniciativa visa envolver atores do diálogo social e as diferentes partes interessadas na discussão e na antecipação de propostas e soluções suscitadas pela indústria 4.0 em torno de áreas estratégicas de cooperação em matéria de educação, emprego e juventude. Contará com um conceituado painel de oradores.

Complementarmente à feira, voltam a realizar-se iniciativas como a «Dream Conf – Conferência do Sonhadorismo», o «Teatro Inglês Interativo», a «Conferência Gap Year», diversos workshops e inúmeras atividades de carácter lúdico e de animação, num certame que pretende oferecer aos jovens a possibilidade de interagir, vivenciar e experimentar várias profissões, com o objetivo de os ajudar a encontrar o seu talento ou as suas áreas de interesse.

A «Futurália» decorre entre 29 de março e um de Abril, nos pavilhões 3 e 4 da FIL. De quarta a sexta entre as 10 e as 19 horas, sábado entre as 11 e as 20.