Upper Side procura inovar na gestão de carreiras

Fundada em janeiro de 2015, a Upper Side, empresa criada por João Azevedo e Silva, tem procurado apresentar uma perspetiva inovadora na área de recursos humanos, nomeadamente em gestão de talento e gestão de carreiras. A empresa partiu do seguinte pressuposto: devido à profusão das plataformas digitais e às consequentes mudanças nas formas de trabalhar, com a coexistência de várias gerações, com necessidades diferentes, num mesmo mercado de trabalho, com os fenómenos da globalização do talento, com o aparecimento de novos modelos de competências, com o fim do tradicional desenvolvimento de carreira numa só empresa e para toda a vida, o desenvolvimento profissional é encarado por muitos profissionais como um grande labirinto com muitas vertentes desconhecidas.

Foi precisamente neste contexto que surgiu a Upper Side, a qual em dois anos de atividade ajudou na gestão da carreira cerca de 100 profissionais, residentes numa dezena de países, usando metodologias inovadoras e altamente customizadas. Numa formulação simples, a empresa procura oferecer uma combinação única de estratégia, aconselhamento, ativação de oportunidades e personal training, para as carreiras dos gestores portugueses, residentes em Portugal ou no estrangeiro. Através de aconselhamento cirúrgico, partindo de uma avaliação estratégica da situação de partida e dos diversos cenários profissionais e envolvendo um planeamento que conjuga curto, médio e longo prazo, a Upper Side foca-se na desconstrução do mito do desenvolvimento de carreiras como uma ciência obscura, puramente derivada do fator sorte ou de circunstancialismos determinísticos.

João Azevedo e Silva assinala: «Como assumida ambição, a Upper Side pretende transformar-se, em Portugal, na firma de referência e justificadamente de confiança, quando um gestor profissional deseja acelerar a sua curva de desenvolvimento, a médio e a longo prazo, e/ ou quando procura resolver com eficácia questões emergentes, relacionadas com a sua carreira.»

O fundador da Upper Side, de 44 anos, trabalhou, mais de uma década como gestor e diretor de recursos humanos em empresas multinacionais de relevo. Recrutou centenas de jovens trainees, de quadros intermédios e de direção, envolvendo milhares de entrevistas e de tomadas de decisão relacionadas com gestão de talento, para diferentes indústrias, áreas funcionais, graus de senioridade e geografias. A sua experiência nos dois lados do tabuleiro (enquanto gestor ao serviço dos talentos, por um lado, e no papel de antigo recrutador e gestor de talentos ao serviço das empresas, por outro), a par de uma verdadeira personalização do serviço, são no seu entender fatores-chave para a eficácia nas intervenções. A Upper Side, diz, surge para prosseguir uma missão clara e assertiva: «Queremos levar a carreira dos profissionais que nos contactam para um outro nível.»

A Upper Side disponibiliza serviços altamente customizados e especializados de gestão e aconselhamento de carreira, dirigidos a gestores (jovens talentos, gestores intermédios e executivos) que desejem maximizar o seu sucesso e a sua eficácia a nível profissional, ao longo de todo o seu ciclo de carreira.