No âmbito da sua estratégia global de marca empregadora, o Lidl está à procura em Portugal de jovens para integrarem a sexta edição do «Programa International Trainee». Os interessados podem submeter a sua inscrição até ao próximo dia 31, sendo que o programa terá início em outubro, prolongando-se por 18 meses.
No âmbito da estratégia de marca empregadora, a cadeia de distribuição alimentar de origem alemã valoriza o desenvolvimento de carreiras e formação, a par da aposta nas condições de trabalho de cada colaborador.
Mais do que colaboradores, o «Programa International Trainee» procura «possibilitadores» que queiram crescer profissionalmente e fazer a diferença de forma exemplar, sob o mote «o impossível não é grande coisa, é apenas algo que ainda não foi feito». Ou seja, trata-se de «uma oportunidade de viver todos os dias, de forma dinâmica, desafiante, confiável e eficiente».
Dirigido a jovens que «vistam a camisola» e contribuam como «possibilitadores» do sucesso da empresa, o programa divide-se em três etapas e está estruturado para que os jovens talentos tenham contato com várias áreas da empresa, numa perspetiva integrada. Nos primeiros dois meses, os trainees tomam conhecimento da cultura organizacional nas lojas e nos entrepostos para, nos restantes meses, assumirem funções de gestão em contexto nacional e em contexto internacional, para consolidação dos conhecimentos adquiridos.
Ao longo do programa, os trainees são acompanhados por mentores, participam em ações de formação e desenvolvimento pessoal e adquirem experiência, também em ambiente internacional, em departamentos como marketing, recursos humanos, vendas, logísticas, finanças ou compras.
Na última edição, o «Programa International Trainee» foi enriquecido com mais de 50 horas de mentoring, e no total das cinco edições foram contabilizadas cerca de 7.500 horas de formação em alemão.
Com uma taxa de retenção de 100%, o «Programa International Trainee» possibilita aos participantes o contacto com lugares de destaque na organização, constituindo-se como um importante acelerador de carreira. Um ano após a participação no programa, muitos destes jovens já se encontram a gerir equipas e auferem uma remuneração acima da média.
Na nova edição não há um número pré-definido de vagas. Todos os candidatos com vontade genuína de aprender, pensamento crítico e responsabilidade e que se revejam na cultura da empresa têm potencialidade para integrar o programa.