O coaching e os millennials

Que desafios são colocados no coaching neste tempo de constantes mudanças e desafios? O tempo de afirmação dos millennials no mundo corporativo.

Por Rosa Coelho

 

Na era dos millennials, em que as mudanças e os desafios são constantes, o estudo das variáveis que viabilizam as transformações necessárias ao sucesso dos negócios tem vindo a intensificar-se, com uma cada vez maior responsabilização do coaching como disciplina de eleição.

É indiscutível que a liderança surge sempre associada à dinâmica organizacional, com poder quer para a limitar e restringir, quer para a impulsionar e reinventar. As habilidades, as competências e o talento dos líderes determinam profundamente os modelos de gestão implementados, o grau de desenvolvimento das pessoas e a possibilidade de as organizações criarem realidades funcionais que acompanhem as exigências dos tempos.

No contexto das gerações mais recentes, a eficácia dos investimentos efetuados na formação dos colaboradores é crescentemente questionada, tendo em conta que as atitudes e os comportamentos dos líderes tradicionais nem sempre se traduzem na criação das condições necessárias para a aceitação e a operacionalização das aprendizagens dos colaboradores.

Os profissionais de coaching terão que assumir, a par dos especialistas de design thinking, novos e importantes papéis na criação de novas perspetivas e no redesenho das organizações, tendo como foco o desenvolvimento de líderes de excelência.

Nestas novas organizações, os coachees são estimulados a refletir sobre comportamentos e impactos da liderança e a percecionar outras alternativas para responder às situações de forma mais eficaz e gratificante.

Muitos dos atuais gestores necessitam de apoio especializado para romperem com os velhos padrões de liderança tradicional, baseada no poder do cargo, e passarem a responder à exigência de equipas preparadas para obter resultados extraordinários.

 

 

»»» Rosa Coelho é gestora de projetos da Egor. O Grupo Egor, criado por Amândio da Fonseca em 1986, é um grupo multidisciplinar de consultores portugueses com forte cultura multinacional. Reúne um vasto conjunto de profissionais especializados em todas as áreas de atividade na prestação de serviços de desenvolvimento de pessoas e negócios: Recrutamento e Seleção, Formação e Desenvolvimento, Consultoria, Trabalho Temporário, Outsourcing e Incentivos. Em todas as áreas de serviços onde atua, pretende «ser um parceiro de referência em termos de ética, confiança, criatividade, rigor e excelência de execução». Apresenta como visão e missão «ganhar a confiança de clientes, candidatos e colaboradores, compreendendo as suas necessidades e os seus objetivos».