«O Leopardo»
A obra-prima de Visconti

O ciclo «Belém Cinema» traz a público no próximo dia 18 uma das obras-primas da sétima arte, adaptação de um célebre romance.

Por Francisca Rodrigues

 

O Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, continua o seu ciclo «Belém Cinema», em parceria com a Midas Filmes, desta vez com «Il Gattopardo» («O Leopardo»), «Palma de Ouro» em 1963 no «Festival de Cannes».

Considerado a obra-prima de Luchino Visconti e um dos filmes essenciais do cinema europeu, «O Leopardo» estará em exibição a 18 de março, a partir das 16 horas, no Grande Auditório. Baseado no romance homónimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, o filme foi considerado pelo jornal «The Guardian» como a melhor adaptação de sempre de um romance ao cinema, e um dos 100 filmes essenciais da história da sétima arte.

A ação decorre na década de 60 do século XIX, na reta final do Risorgimento, com a monarquia italiana em decadência e a aristocracia ameaçada pela ascensão da burguesia e pelo desejo de uma Itália unificada. É a crónica do desvanecimento de uma família aristocrata siciliana, a família Salina, personificada na figura do príncipe Don Fabrizio (Burt Lancaster).