Em cinco concelhos as mulheres ganham mais do que os homens

Na generalidade dos concelhos do país os homens (trabalhadores por conta de outrem) ganham, em média, mais do que as mulheres. Mas há cinco exceções: Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico. Embora por uma pequena diferença, nestes casos são as mulheres a registar um ganho médio mensal mais elevado. Em Ourique as mulheres ganham em média mais 10 euros do que os homens e em Lajes do Pico mais 26.

Pelo contrário, em Alcochete a diferença entre o ganho dos homens supera os mil euros face ao ganho das mulheres. Entre os trabalhadores por conta de outrem neste concelho, os homens ganham em média 2.073 euros mensais e as mulheres 906. Aliás, este concelho é o segundo onde os homens mais ganham, em média.

Vila do Porto, Sines, Castro Verde e Vila Velha de Ródão são os outros concelhos onde a disparidade salarial entre homens e mulheres é maior (entre 928 e 615 euros).

Os dados, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e disponíveis na aplicação web «Municípios Online», da Marktest, mostram ainda que Oeiras é o concelho onde as mulheres mais ganham, uma média de 1.405 euros mensais, à frente de Lisboa (1.373 euros) e Sines (1.189 euros). Já em Celorico da Beira, Lousada e Gavião as mulheres têm o menor ganho médio mensal, não superando os 640 euros.