Ajuda a pessoas com deficiência

As candidaturas para a décima edição da «Ação Qualidade de Vida – AQV», da Associação Salvador, terminam a 15 de março. Este é considerado o maior projeto da associação: único e pioneiro no país, atribui apoios diretos e pontuais num valor anual de 100 mil euros a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros. Ao longo de nove edições, com a contribuição de diversos mecenas e da sociedade, a Associação Salvador já apoiou 223 pessoas com deficiência de todos os pontos do país, num valor total próximo de um milhão de euros.

Salvador Mendes de Almeida, o fundador da associação, referiu a propósito de mais uma edição da «AQV»: «Muitas pessoas com deficiência motora não têm os recursos financeiros necessários para ter uma vida com dignidade ou os meios para estarem integradas como cidadãos ativos na sociedade, mas a Associação Salvador permite-lhes uma vida melhor: Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas veem-se limitadas pela falta de meios. Acreditamos que uma maior qualidade de vida, a real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora passa pela promoção do acesso a apoios de que necessitam. É com esta premissa que promovemos a ‘Ação Qualidade de Vida’.»

Existem três categorias de apoios, com objetivos distintos, sendo que o candidato apenas pode propor-se a uma categoria:

– «Formação e Emprego»;

– «Criação do Próprio Negócio»;

– «Obras em Casa».

A Associação Salvador apoia até 90% do custo efetivo do apoio, até um limite de nove mil euros, sendo que o candidato deverá comparticipar sempre com o mínimo de 10% do custo do apoio. Este ano a «AQV» conta com o apoio dos mecenas Brisa, Continental, Delta, Fundação Calouste Gulbenkian, Novo Banco e Semapa.

As candidaturas podem ser submetidas através de formulário on-line disponível aqui.

Os resultados serão divulgados a 22 de junho, no site da Associação Salvador, onde é possível consultar o regulamento e outras informações.