Sodexo cada vez mais sustentável

A Sodexo, empresa global de serviços de qualidade de vida, reforçou a sua posição como uma das empresas mais sustentáveis do mundo ao ser reconhecida no «Anuário de Sustentabilidade 2017», da RobecoSAM, com a distinção «Gold Class». Pelo décimo ano consecutivo, atingiu a pontuação máxima no seu sector pelo desempenho sustentável de excelência.

Este reconhecimento reflete a missão de contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental das comunidades e regiões dos 80 países onde está presente. O compromisso com as comunidades locais é um dos principais pilares da sua estratégia de responsabilidade corporativa da Sodexo. As ações de sustentabilidade são promovidas através do programa global «The Better Tomorrow Plan» («O Plano por um Amanhã Melhor»), que determinou quatro prioridades e 18 compromissos para proteger o meio ambiente, desenvolver comunidades locais e promover ações de qualidade de vida até 2020.

Por exemplo, a Sodexo estimula o desenvolvimento local através das suas relações com os colaboradores, os fornecedores e os clientes locais ao desenvolver a empregabilidade e sustentando o desenvolvimento económico dos seus parceiros. Em particular, procura nos vários países onde opera integrar pequenas e médias empresas (PME) na sua cadeia de abastecimento. Ao longo de 2017, projeta comprar mais de mil milhões de dólares em produtos e serviços fornecidos por PME. Esta ação visa beneficiar cerca de cinco mil pequenas empresas em 40 países, sendo que 1.500 devem ser detidas ou geridas por mulheres.

A Sodexo também trabalha lado a lado com autoridades locais, organizações não-governamentais (ONG) e associações para o desenvolvimento de diversas comunidades. Através do Instituto STOP Hunger, uma organização internacional sem fins lucrativos criada em 1996 por colaboradores da empresa, promove ações que combatem a fome e a má-nutrição em todo o mundo, com programas para a redução do desperdício alimentar, campanhas para a recolha de alimentos e a criação de espaços comunitários para cultivo e consumo de alimentos saudáveis.

De assinalar que a RobecoSAM é uma empresa de gestão de ativos especializada em investimento sustentável. Publica anualmente o «Sustainabilty Yearbook» («Anuário de Sustentabilidade»), a publicação mais completa do mundo sobre desempenho da responsabilidade corporativa. Em 2017, um número recorde de mais de 3.400 empresas foram consideradas para o anuário. No total, foram analisadas este ano 867 empresas de 42 países.