Workshop «Comunicação Assertiva no Trabalho»

No próximo dia 23 de fevereiro, das 9H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H00, em Lisboa, vai realizar-se o workshop «Comunicação Assertiva no Trabalho», da People & Skills. O objetivo é partilhar técnicas e conhecimentos para a melhoria da comunicação dos participantes, potenciando a sua capacidade para estabelecer processos de compreensão, respeito e confiança nos relacionamentos interpessoais, compreender o impacto da comunicação no relacionamento com os outros e a sua importância na negociação do dia-a-dia.

No final, os participantes deverão ser capazes de refletir sobre a melhor maneira de emitir uma mensagem, apresentando uma intenção clara, objetiva e concisa, com coerência entre os sentimentos e os pensamentos.

O workshop destina-se a líderes, chefes de equipa, supervisores, gerentes, coordenadores e outros profissionais que desejem contribuir com a melhoria da comunicação e dos relacionamentos interpessoais nas suas organizações.

Referindo-se à comunicação assertiva e ao relacionamento interpessoal nas organizações, a People & Skills assinala num documento de divulgação do workshop que «grande parte dos conflitos e das tensões em ambiente de trabalho devem-se a problemas de comunicação, ou antes, de falta de comunicação (quando ela é tão necessária), ou simplesmente a má comunicação». Ou seja: «Muitas vezes as pessoas não sabem comunicar, e muito menos de forma assertiva. A assertividade é reconhecida como uma competência social, a capacidade de expressar honestamente as ideias que se pretende, ter a coragem de dizer sim ou não, quando é necessário. É uma capacidade que pode ser treinada, favorecendo o nível pessoal e profissional. Para se ser um bom comunicador, deve ter-se presente a assertividade no momento de expor as ideias pretendidas.»

Mais informações sobre o workshop aqui.