Hotel
Requinte e tranquilidade no Palácio do Governador

Não trata apenas mais um hotel de Lisboa. O Palácio do Governador, com 60 quartos todos diferentes, junto ao Rio Tejo, em pleno centro histórico de Belém, apresenta-se como uma ótima escolha para quem na capital portuguesa quer estar perto de tudo, num ambiente requintado e tranquilo.

Por Francisca Rodrigues

 

Erguido na antiga casa do governador da Torre de Belém, restaurada de forma magistral sobre vestígios romanos dos primeiros séculos da Era Cristã, o Hotel Palácio do Governador é um edifício palaciano, com uma receção que já foi capela, um restaurante com tetos em abóbodas originais e um SPA contemporâneo ligado às antigas tradições termais das culturas mediterrânicas.

Junto ao Rio Tejo e a diversos monumentos, o hotel (que integra a cadeia NAU Hotels and Resorts) fica perto de diversos motivos de interesse para os visitantes da capital, seja a cultura, seja o lazer, seja mesmo espaços de negócios e empresariais.

A entrada faz-se pelo pátio onde permanecem as cetárias (tinas de pedra) da antiga fábrica romana de molho de peixe, garum, levado em ânforas para todo o império romano. O lobby da receção situa-se na antiga capela, com paredes em azulejos originais restaurados, o coro de madeira e duplo pé direito. O valor histórico-arquitetónico da infraestrutura revela-se em cada um dos cinco pisos: nos tetos em abóbada da sala do restaurante, nos arcos sucessivos das salas do piso térreo e nos lambris de azulejos nas salas e nas suites. E os terraços virados a sul dispõem de uma esplanada com vista privilegiada sobre a piscina exterior, a Torre de Belém e o rio.

No restaurante, destaca-se o trabalho do chef André Lança Cordeiro, um apaixonado pela criação e pela mistura de sabores. Aí pode provar-se uma cozinha de autor, de sabores autênticos, fruto de uma relevante experiência em restaurantes de Paris, como o Relais Louis XIII, o Lapérouse ou o Au Comte de Gascogne, onde o chef se familiarizou com a excelência das estrelas Michelin. Sem esquecer o último ano, quando André Lança Cordeiro esteve na Suíça como chef da Clinique La Prairie em Montreux, na Suíça.

 

Hotel Palácio do Governador, Rua Bartolomeu Dias, 1400-030 Lisboa; 213 007 009; bookings@nauhotels.com; www.nauhotels.com

 

Quartos e suites

60 unidades, todas diferentes: Quarto Deluxe –  27 (24,2 a 34,2 m2); Club Room – 18 (28,6 a 38,5 m2); Mansarda – 5 (20,8 a 25,6 m2); Júnior Suite –  5 (34,3 a 46,7 m2); Studio Suite – 2 (51,7 a 52,5 m2); Suite Belém – 1 (58,2 m2); Suite Princesa: 1 (91,4 m2); Suite Governador: 1 (129,9 m2); quartos e ‘suites’ equipados com ar condicionado, secador de cabelo, amenities molton brown, cofre, minibar, máquina de café Nespresso, televisor LCD, telefone e wi-fi gratuito.

 

Facilidades

Restaurante com capacidade para 80 pessoas no interior e 60 pessoas no terraço; sala de jantar privada com capacidade para 18 pessoas; piscina exterior; SPA com 1.200 m2, sala de reuniões/ banquetes com capacidade até 120 pessoas; salas do piso térreo com capacidade até 100 pessoas; parque privativo subterrâneo com 130 lugares; jardins com espelho de água; wi-fi gratuito em todo o hotel.