Leitura e liderança
Um segredo do líder Obama

Os livros foram o segredo para a sobrevivência e o equilíbrio do líder norte-americano durante nos oito anos na Casa Branca. Com a sua ajuda, Barack Obama conseguiu muitas vezes abrandar o ritmo do cargo e ganhar novas perspetivas e diferentes apreciações sobre as complexidades e as ambiguidades da condição humana.

Por Francisca Rodrigues

Prestes a deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos, Barack Obama revelou numa entrevista ao «The New York Times» que os livros têm sido o segredo para a sua sobrevivência e o seu equilíbrio nos oito anos que leva de Casa Branca. Segundo assinalou, os livros permitiram-lhe «muitas vezes abrandar e ganhar novas perspetivas e diferentes apreciações sobre as complexidades e as ambiguidades da condição humana», sendo que «uns foram a maneira de mudar o registo da documentação política que tinha que estudar, outros serviram para melhor compreender a vida de outras pessoas noutros lugares e outros ainda para resistir e combater visões do mundo mais cínicas e realistas».

Um dos exemplos citados foi o romance «A Curva do Rio», de V. S. Naipaul (Vidiadhar Surajprasad Naipaul), escritor natural de Trinidad e Tobago e «Prémio Nobel de Literatura» em 2001. Este livro tem edição portuguesa da Quetzal. Na mesma editora estão as edições portuguesas de outro autor referido por Obama, o norte-americano Saul Bellow – como um dos temas centrais da sua escrita, aliás de grande parte da literatura do seu país, o presidente referiu «as histórias dos que se sentem à margem e buscam um lugar a que possam pertencer, sem saberem bem o que estão a perder pelo caminho».

O líder cessante dos Estados Unidos assinalou ainda na entrevista «The New York Times»: «Num tempo em que a maior parte das nossas políticas tenta lidar com o choque de culturas provocado pela globalização, pela tecnologia e pela migração, o papel unificador das histórias – por oposição à divisão, que envolve em vez de marginalizar – é mais importante do que nunca.»

A entrevista, feita por Michiko Kakutani, está disponível aqui.

 

Nota: na foto, da autoria de Doug Mills («The New York Times») em 2014, Barack Obama lê para crianças na Casa Branca (livro «Where the Wild Things Are», de Maurice Sendak – adaptado ao cinema em 2009 por Spike Jonze; título em Portugal, do livro e do filme, «Onde Vivem os Monstros»).