Francois Coentro: «Na gestão de pessoas a cloud é a melhor resposta.»

 

Responsável em Portugal de uma tecnológica de origem espanhola ligada a soluções para a gestão do capital humano, Francois Coentro explica os efeitos da cloud nesta área.

Por António Manuel Venda

 

Com os constantes desenvolvimentos tecnológicos, pode dizer-se que não se pode perspetivar com grandes certezas o mundo da gestão das pessoas, digamos, daqui a 10 anos?

A Meta4 tem como princípio posicionar-se na frente da evolução, procurando oferecer a melhor tecnologia do mercado por uma perspetiva de satisfação e utilidade máxima dos seus serviços para o cliente final. A capacidade de estar atento e disposto às mudanças é a maior garantia que podemos dar aos clientes de que irão estar preparados para o futuro. A mobilidade e o dinamismo dos postos de trabalho e do fluxo de pessoas nas empresas é já uma realidade, e daqui a 10 anos será ainda maior, mas o caminho já está traçado.

A cloud é irreversível?

Antes de mais, é uma solução que facilita a gestão, tanto em mobilidade como em utilização – e, não menos importante, no controlo de custos. Permite um novo modelo de negócio nesta área, que através da economia de escala torna os serviços mais eficientes e económicos. Não usaria o termo «irreversível», diria que é o caminho mais lógico. A gestão de pessoas requer um conjunto de competências e serviços em que a cloud é a melhor resposta. Os benefícios que traz, a contenção de custos e investimentos, tal como a capacidade de funcionar com um sistema atualizado e gerido centralmente, tudo isto oferece às empresas uma simplificação do processo: instalação, manutenção, atualizações, upgrades, segurança…

Como podem as empresas potenciar a gestão das suas pessoas com a tecnologia?

Na área de recursos humanos, a tecnologia veio abrir muitas possibilidades; no nosso caso, a base do negócio na cloud é aquilo que traz as diferenças mais gritantes. Com a cloud não falamos apenas da desmaterialização dos processos de um simples programa informático; oferecemos um serviço, que é o que as empresas precisam para a gestão de recursos humanos. O nosso serviço substitui a compra de uma licença do software, a compra de atualizações, o suporte técnico e intervenções de atualização, segurança e infraestruturas.

Como faz a Meta4 a gestão do risco e da segurança nas aplicações que desenvolve?

As aplicações têm certificados de segurança de entidades externas. Estar na cloud garante que o cliente final não tem de se preocupar com segurança ou perda de dados. Mas temos de garantir a máxima segurança, até porque são dados sensíveis que estão acessíveis através da Internet. Como tal, assumimos a responsabilidade de protegê-los e nisso apostamos grande parte do desenvolvimento, e procuramos as melhores proteções e encriptações para os nossos programas e servidores.

Como atua a Meta4 junto do mercado português?

Somos um fornecedor global de soluções de gestão de recursos humanos que atende às necessidades do mercado. As tendências em Portugal estão alinhadas com aquilo que oferecemos; a cloud, a mobilidade e a segurança assumem cada vez mais importância cá.

A realidade portuguesa é diferente da espanhola, de onde a empresa é originária?

Temos uma grande presença em Portugal. Boa parte da nossa aposta vai para a gestão de recursos humanos em empresas que procuram uma solução adaptada à mobilidade. Falamos aqui dos expatriados, pessoas que saem do escritório central para aproveitarem oportunidades de carreira noutros territórios. Portugal tem a quinta língua mais falada do mundo, e os portugueses revelam grande facilidade de sair. A presença de empresas lusas em Angola e Moçambique é um exemplo. O mercado espanhol é muito dinâmico e mesmo dentro do país há muita mobilidade, mas em Portugal o desafio é diferente: expatriações de grandes distâncias e necessidade de sistemas que respondam à altura do que isso acarreta.

 

Francois Coentro é diretor comercial da Meta4 em Portugal. Esta tecnológica de origem espanhola conta com cerca de 1.300 clientes numa centena de países e gere mais de 18 milhões de pessoas em todo o mundo. Desde os seus centros de investigação e desenvolvimento (I&D) localizados na Europa e na América, desenvolve aplicações de recursos humanos capazes de responder às necessidades locais e globais de todo o tipo de organizações. As suas soluções cloud proporcionam aos profissionais de recursos humanos tecnologia inovadora com uma excelente experiência de utilizador para gerir o ciclo completo dos seus funcionários, desde salários e administração de pessoas até à gestão global de talento.