Apoio a profissionais de formação e desenvolvimento

 

A CEGOC e o 70:20:10 Institute estabeleceram uma parceria para apoiar os profissionais de formação e desenvolvimento na melhoria do desempenho das suas empresas e dos respetivos colaboradores. Trata-se de uma parceria importante para a CEGOC, pois permitirá seguir as melhores práticas do «Modelo 70:20:10» e assim reforçar a reputação da consultora, como pioneira na implementação do modelo em Portugal.

Com esta parceria, a CEGOC intervém em dois eixos:

– «70:20:10 Expert Program» – Um programa de certificação de pessoas para a utilização e a aplicação do referencial nos seus contextos profissionais. O programa é ele próprio desenhado e desenvolvido num formato 70:20:10, no qual os participantes trabalham desde o primeiro momento, e de uma forma inovadora e impactante, na aplicação de práticas dos cinco novos papéis do «Expert 70:20:10» e no desenvolvimento de um caso real relevante para a sua própria organização, que no final do programa será apresentado e validado junto de um seu cliente-chave. O programa começa com uma sessão introdutória liderada por Charles Jennings, seguindo-se seis meses de trabalho prático com suporte on-line (estudos de caso, micro-learning, comunidade on-line) e duas sessões de workshop interativas. Mais informações aqui.

– Na certificação de academias corporativas – Com o apoio dos consultores da CEGOC, este processo permitirá incorporar competências, metodologias e procedimentos certificados pelo 70:20:10 Institute nas políticas e práticas de formação e desenvolvimento das empresas clientes.

 

70:20:10

O «Referencial 70:20:10» (ver aqui) propõe uma abordagem que põe fim à tradicional separação entre desempenho profissional e formação, dimensões que têm convivido como mundos que comunicam mas que existem separados. Através da abordagem 70:20:10 promove-se a extensão do âmbito do desenvolvimento de competências para além da sala de formação e das sessões de formação em formato de e-learning.

Assente nos resultados de investigação científica e de análise empírica no âmbito da aprendizagem de adultos, este novo sistema operativo concretiza a constatação de que as nossas aprendizagens mais significativas são realizadas sobretudo através da prática em contexto real de trabalho (70%) e do contacto com outras pessoas pela partilha de boas práticas, perspetivas e experiências ou pelo apoio e pelo acompanhamento daqueles que nos podem orientar – aprendizagem social (20%). Complementado com o impacto da aprendizagem formal (10%), este modelo permite assim explorar de forma integrada os 100% do potencial de aprendizagem e desenvolvimento de um indivíduo, de uma equipa e de uma organização.

O «Modelo 70:20:10» suporta as intervenções da CEGOC. Um artigo sobre o «Referencial 70:20:10» está disponível aqui.