Mercadona abre primeiro centro de coinovação em Portugal

A Mercadona decidiu abrir em Matosinhos, no Grande Porto, o seu primeiro centro de coinovação em Portugal. O edifício terá uma dimensão superior a 1.000 metros quadrados, a somar aos 12 centros que a cadeia de supermercados gere atualmente em Espanha.

Trata-se de um macro laboratório de ideias vai estar a funcionar a partir do segundo trimestre de 2017. O centro de coinovação vai permitir à empresa procurar inspiração e colaborar com os seus «chefes», nome que a Mercadona dá internamente aos seus clientes, para adaptar a sua oferta aos hábitos do consumidor português. Para isso, a cadeia de supermercados irá desenvolver com eles produtos que correspondam aos seus gostos, detetará as suas necessidades quanto aos produtos que compõem o seu cabaz de compras habitual e poderá, desta forma, introduzir melhorias e lançar inovações nos cinco negócios que englobam todos os produtos que comercializa: alimentação (frescos e secos), bebidas, limpeza do lar, higiene pessoal e cuidados com os animais de estimação.

O futuro centro de coinovação ficará localizado na Avenida Menéres, em Matosinhos. Graças à sua dimensão, vai dispor de salas de degustação de produto e cozinhas para sessões participativas com os «chefes».

Armando Delgado, diretor do Departamento de Prescrição da Mercadona, assinalou: «O facto de construirmos o nosso primeiro centro de coinovação em Portugal responde à necessidade de dar resposta a um dos nossos maiores desafios, o de sermos capazes de surpreender os nossos ‘chefes’ portugueses com produtos inovadores desenvolvidos com e para eles.»

 

Colaboração gera maior taxa de sucesso nos lançamentos

O modelo de coinovação é uma das principais características diferenciadoras da Mercadona. A cadeia espanhola põe em prática a estratégia de aprender com os clientes que utilizam os seus produtos, ouvir os seus comentários e inovar com eles.

Elena Aldana, diretora de relações externas para Portugal da Mercadona, salientou: «Estamos conscientes da necessidade de colaborarmos estreitamente com os ‘chefes’, ouvirmos as suas sugestões e aprendermos com eles, numa relação chave para podermos oferecer produtos que não só têm uma segurança alimentar total como uma qualidade altíssima a um preço muito competitivo. Só no ano passado realizaram-se mais de 5.500 sessões com os ‘chefes’ nos nossos centros de coinovação em Espanha para inovarmos conjuntamente.»

Ao mesmo tempo que envolve o ‘chefe’ no processo de inovação, a Mercadona trabalha diretamente com os seus fornecedores para introduzir novos produtos e melhorias nos produtos já existentes. Graças a este modelo circular, os produtos comercializados pela Mercadona são desenhados à medida do ‘chefe’, o que faz com que fiquem mais tempo no mercado.

De facto, de acordo com o estudo «O Valor da Inovação Conjunta» (entre a Mercadona e os seus interfornecedores), realizado pelo Institut Cerdà, a taxa de sucesso dos novos produtos lançados pela Mercadona é de 82%, enquanto a média do sector é de 24%.

Na prática, em Espanha o modelo concretiza-se através de 12 centros de inovação conjunta, onde a Mercadona trabalha com 125 interfornecedores. São mais de 1.000 pessoas que se dedicam à inovação em várias áreas: produto, processos, mudanças organizacionais e marketing.

 

Projeto da Mercadona em Portugal

A Mercadona anunciou recentemente a implementação do seu plano de internacionalização, com a entrada no mercado português. Tem como objetivo abrir as quatro primeiras lojas em 2019. A empresa prevê investir inicialmente 25 milhões de euros e criar aproximadamente 200 postos de trabalho nesta primeira fase de expansão. Para tal, já iniciou o processo de incorporação e formação dos primeiros 150 diretivos que vão liderar este projeto.

Estes novos diretivos vão cumprir um programa de formação próprio ao longo de 18 meses, no qual a Mercadona irá investir mais de 50.000 euros por trabalhador. Durante este processo, os colaboradores recebem formação específica sobre o modelo de qualidade total da Mercadona, competências de gestão e liderança, e seguem um processo de integração nos diversos departamentos da empresa.