Número 113, setembro de 2018

A edição de setembro da revista «human» destaca na capa uma entrevista com o norte-americano Marshall Goldsmith, que estará em Portugal em novembro deste ano para dois seminários, um em Lisboa e outro no Porto. Considerado por muita gente como o maior guru do mundo em termos de coaching executivo e integrando em posições de relevo diversos rankings de alguma forma ligados ao mundo das empresas, Marshall Goldsmith escreveu quase quatro dezenas de livros, de que vendeu mais de dois milhões de exemplares com traduções em 32 idiomas. É uma honra para a «human» publicar esta entrevista, de alguém que o jornal britânico «The Economist» considerou «o consultor executivo mais credível da nova era de negócios», alguém que a certa altura da conversa nos explica: «Acredito num futuro em que o coaching se focará mais na quantificação da mudança. Por exemplo, no meu trabalho de coaching não sou pago se os meus clientes não conseguirem uma mudança positiva e mensurável num determinado período de tempo.»

Além disto, há mais dois destaques.

Primeiro, um dossier sobre a formação em Portugal, que inclui novos resultados do barómetro sobre o tema que a «human» publica desde o início de 2017 e que tem agora a sua terceira edição. A par do barómetro, surge na parte final do dossier a opinião de um especialista em formação e duas perspetivas da academia sobre o futuro da formação de executivos.

Segundo, um trabalho sobre recrutamento e seleção, virado para o futuro. Quisemos perceber que transformações podemos esperar para os próximos anos em termos de práticas nesta área. Diversos especialistas de prestigiadas empresas a atuar em Portugal dão as suas perspetivas, sendo de realçar o foco nas novas tecnologias. Ou seja, um futuro pleno de tecnologia é o que espera nas empresas quem recruta e quem será recrutado.

 

Resumo da edição

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom: Múltiplos Olhares; Tecnologia (Impacto nos espaços de trabalho); Desenvolvimento (Certificação com Scott Schmaren); Dicas (e-Mail seguro nas férias); Flash Interview (Nuno Goulart Brandão, da Católica-Lisbon); Estudo («Randstad Workmonitor»)

– Primeira Opinião, Jorge Alexandre Pereira

– Entrevista de Capa, Marshall Goldsmith

– Espaço Executivo, Glassdoor

– Especial, Recrutamento e seleção

– Crónica RH e Novas Tecnologias, Tendências ou lugares comuns?

– Em Foco, «Business Transformation Summit»

– Crónica Relações laborais, Que futuro para o trabalho na economia digital?

– Dossier, Formação em Portugal

– Crónica Liderança, «No-man»

– Espaço RH: Em Síntese; Agenda; Legislação; Com Atitude… (José Duarte Dias); Livros; Grandeza no Dia-a-dia (Mário Ceitil); Web

– Lifestyle: Viagem (Dublin); Automóvel (Mercedes-Benz Classe A Limousine); Sugestão (17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha); Hotéis (Real Marina Hotel & Spa/ Real Marina Residence); Cinema; Teatro; Música; Leitura; Montra

– Última Página: António Souto

 

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

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Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.