Número 112, julho/ agosto de 2018

A edição de julho/ agosto da revista «human» destaca na capa o tema da liderança, com o homem que recolocou o Futebol Clube do Porto como campeão nacional no nosso país: Sérgio Conceição. A análise do perfil deste treinador tantas vezes com o coração ao pé da boca é-nos apresentada com a ajuda do método DISC, criado pelo psicólogo norte-americano William Moulton Marston, e das neurociências. E essa análise ajuda a perceber a razão de o campeonato português de futebol ter sido ganho pela equipa de Sérgio Conceição.

Outro destaque é o tema das empresas felizes, a partir do projeto «Happiness Works», que este ano destacou 10 empresas, precisamente por serem consideradas empresas felizes, ou melhor, as mais felizes. A «human» falou com responsáveis de cada uma delas, para perceber como chegaram a níveis de felicidade que lhes permite estar na parte mais destacada do ranking do projeto. Decididamente, casos a conhecer e boas práticas a replicar em qualquer organização.

Uma nota ainda para dois temas para os quais ouvimos alguns especialistas de topo em Portugal: outsourcing e benefícios extrassalariais.

 

Resumo da edição

– Editorial, António Manuel Venda

– Zoom RH: Múltiplos Olhares; Estudo (Trabalho fora do escritório); Responsabilidade Social (AbbVie); Dicas (Cultura de serviço)

– Primeira Opinião, Ricardo Vargas

– Destaque de Capa, A liderança de Sérgio Conceição

– Espaço Executivo, Fusões e aquisições

– Especial, «Empresas Felizes»

– Em Direto, Carlos Baltasar (da New Way)

– Crónica Formação, Formação à medida das empresas

– Reportagem, Benefícios extrassalariais

– Crónica RH e Novas Tecnologias, Uma estratégia de employee centricity

– Em Foco, Outsourcing

– Estórias Revividas, Know-who (por José Bancaleiro)

– In Loco, Team building nas águas do Tejo

– Espaço RH: Em Síntese, Livros; Agenda; Opinião, Cláudia Padinha; Legislação; Grandeza no Dia-a-dia, Mário Ceitil; Web

– Lifestyle: Hotel, Vila Galé Albacora; Restaurante, Belvedere Ristorante; Automóvel, Peugeot 508 SW; Cinema; Teatro; Música; Leitura; Montra

– Última Página: António Souto

 

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.