Carreira profissional em business intelligence

Iniciativa da Autónoma Academy, da SDG Group, da Qlik e da Olisipo, vai começar a 16 de março em Lisboa a pós-graduação em «Business Intelligence».

De assinalar que segundo a McKinsey, 90% de todos os dados do planeta foram gerados nos últimos 24 meses. A revista «MIT Technology Review» notava em 2013 que apenas 0,5% dos dados existentes eram analisados. Com taxas de crescimento superiores a 50% anuais, vamos ter 43 vezes mais dados em 2020, estima a IBM. E estamos apenas a falar de volume, não de diversidade, complexidade, formatos ou origens.

Em simultâneo, o mundo empresarial exige tempos de decisão cada vez mais reduzidos, mais pessoas em todos os níveis da estrutura a intervir na execução dos processos e que todas as opções tomadas sejam justificadas ou baseadas em dados.

A procura por profissionais de business intelligence qualificados que entendam o que necessitam os gestores, que processos empresariais se procuram otimizar ou redefinir, que dados podem aprofundar o conhecimento da realidade das empresas e como recolher, tratar e apresentar esses dados, simplesmente explodiu. A necessidade destes profissionais será crescente na próxima década.

José Bagina, responsável pelo escritório português da SDG Group, refere: «Tivemos de triplicar o número de colaboradores em 2016, e foi um grande desafio encontrar recursos com este perfil completo no mercado. Foi assim que surgiu a ideia de lançar esta pós-graduação.»

Por sua vez, Eduardo Cardadeiro, diretor executivo da Autónoma Academy, partilhou: «Trata-se de um programa inovador, com uma vertente teórica e conceptual abrangente e iminentemente prático que visa a criação de competências para especialistas e gestores utilizarem métodos de business analytics. Está orientado para jovens licenciados das áreas de informática de gestão, gestão da informação, engenharia informática, matemáticas aplicadas e estatística e para profissionais com experiência em áreas de controlo de gestão, competitive intelligence, chief data officer ou chief analytics officer

Os interessados podem fazer a pré-inscrição no portal de formação da Olisipo, aqui.

Mais informações aqui.