Edenred celebra «Idealday»

No dia 19 de junho, uma quarta-feira, 8.500 colaboradores da Edenred, distribuídos por 46 países, vão apoiar as comunidades locais durante a jornada de trabalho para celebrar o «Idealday». Este dia é especialmente dedicado à solidariedade e foi criado em 2017. Em prática, são postas as três iniciativas de responsabilidade social corporativa do Grupo Edenred: «Idealpeople», que visa melhorar a qualidade de vida; «Idealplanet», dedicado à preservação do meio ambiente; e «Idealprogress», concebido para a criação de valor responsável. Ainda neste contexto, a Edenred, que tem uma posição global de destaque em soluções transacionais para empresas, colaboradores e comerciantes, está agora a lançar uma parceria mundial com a «Le Projet Imagine», uma organização não-governamental (ONG) criada por Frédérique Bedos. Convencida de que «a inspiração impulsiona a ação», esta ONG singular escolheu o «jornalismo com esperança» como linha editorial. Em particular, destaca os «Heróis Humildes» do mundo. O desafio consiste em aproveitar o poder dos meios de comunicação para disseminar o desejo de atuar em larga escala e, assim, promover o compromisso cívico em massa.

 

Parceria mundial reflete valores do Grupo Edenred

A ONG «Le Projet Imagine» foi criada em 2010 por Frédérique Bedos, uma antiga jornalista e apresentadora de rádio e televisão durante mais de 20 anos. Com um estatuto consultivo especial, concedido pelo Conselho Económico e Social das Nações Unidas, a ONG cria conteúdos audiovisuais inspiradores para o público generalista em todo o mundo. Uma vez que o público esteja sensibilizado, direciona-o para ações através de programas iniciados em escolas, cidades, prisões e empresas, com a intenção de conseguir que o maior número de pessoas se comprometa com um mundo mais inclusivo e sustentável.

Além do apoio financeiro, a parceria da Edenred com a ONG assumirá várias formas. No dia 19 de junho, para comemorar o «Idealday», Frédérique Bedos vai reunir-se com a equipa brasileira do grupo para discutir o tema da solidariedade. Uma competição interna batizada «Edenred Hero» será organizada em conjunto com o projeto «Imagine» no segundo semestre de 2019. Aí, os colaboradores da Edenred poderão defender os méritos de uma associação que apoiem de uma forma pessoal e receber uma doação em seu nome. Frédérique Bedos também participará em vários eventos da Edenred, consciencializando os colaboradores do conceito de engagement.

Bertrand Dumazy, presidente e diretor executivo do Grupo Edenred, assinalou: «Enquanto Grupo Edenred, estamos presentes em todos os continentes, mas também estamos muito perto das nossas comunidades locais, não só graças às nossas soluções, que visam tornar o mundo do trabalho num mundo de progresso e vitalizar as economias locais, mas também devido à nossa abordagem, baseada no desenvolvimento sustentável. Estou orgulhoso desta parceria com a ‘Le Projet Imagine’, que é um bom exemplo deste compromisso.»

Já Frédérique Bedos referiu: «Tanto nas suas rotinas diárias como no momento de celebrar o ‘Idealday’, os colaboradores da Edenred podem ser heróis do quotidiano. Estamos muito satisfeitos por termos encontrado um parceiro com o qual partilhamos valores tão relevantes como a imaginação e o respeito pelos outros.»

 

Um dia solidário dedicado às comunidades locais

No total, serão cerca de 70 as iniciativas realizadas em todo o mundo no mesmo dia, 19 de junho de 2019. No México, por exemplo, a equipa da Edenred vai estar a lutar contra a extinção das tartarugas na costa de Tecolutla, ajudando as recém-nascidas a chegar ao mar, em parceria com a fundação Vida Milenaria. Na Malásia, por sua vez, os colaboradores passarão o dia no PKYMS Home, na companhia de órfãos e idosos, com quem compartilharão uma refeição. Em França, algumas equipas estarão a atualizar pilhas de compostagem, enquanto outras continuarão a parceria iniciada em 2018 com a associação «Desporto na Cidade», a aconselhar jovens empreendedores, originários de áreas urbanas carentes.

Em 2018, foram 8.000 colaboradores e parceiros da Edenred os que participaram nas cerca de 60 iniciativas a nível mundial.

 

O «Idealday» em Portugal

O espírito solidário presente no Grupo Edenred em todo o mundo também alcançou Portugal, e nos últimos anos o «Idealday» tem sido um sucesso. Em 2017, a equipa de colaboradores da Edenred em Lisboa associou-se à Cozinha Popular da Mouraria e serviu o já habitual almoço mensal que a Cozinha disponibiliza à comunidade, desta vez confecionado, financiado e animado pela Edenred. Em 2018, foi altura de plantar uma horta biológica, integrando o programa «Frescos ComVida», junto da Comunidade Vida e Paz.

A colaboração com a Comunidade correu tão bem que agora, em 2019, a Edenred Portugal voltará a ajudar a instituição cuja missão visa apoiar pessoas socialmente vulneráveis, ajudando-as a reconstruir as suas vidas, através de programas de integração e reabilitação. Desta vez, a iniciativa consistirá em pintar sete quartos numa das casas da Comunidade Vida e Paz, contribuindo desta forma para melhorar a vida de alguns dos seus utentes.

Scroll to Top