«Azulejos – Maravilhas de Portugal/ Wonders of Portugal»
Prémio «História de Arte»

O livro «Azulejos – Maravilhas de Portugal/ Wonders of Portugal» foi galardoado com o prémio «História de Arte» pelo projeto SOS Azulejo. Ficou assim confirmada esta obra sobre azulejaria como a mais importante de todas as publicadas em 2017.

Texto: Redação Human

 

Publicado pela editora Centro Atlântico, o livro «Azulejos – Maravilhas de Portugal/ Wonders of Portugal», que tem coordenação de Rosário Salema de Carvalho, fotografia de Libório Manuel Silva, prefácio de José Meco e textos de 22 investigadores, foi galardoado com o prémio «História de Arte pelo projeto SOS Azulejo. A obra fica assim como a mais importante de todas as publicadas em 2017 sobre azulejaria.

Trata-se de uma edição de luxo, bilingue, com 336 páginas e mais de 230 fotografias exclusivas, a cores, que reúne os 40 locais com revestimentos em azulejo, locais estes que pela sua excecionalidade foram considerados «Maravilhas de Portugal», numa cronologia extensa que começa na viragem para o século XVI e termina na atualidade.

Na mesma cerimónia que decorreu no dia 24 de maio no Palácio Fronteira, em Lisboa, foi ainda atribuída uma menção honrosa na classe «Turismo Cultural» ao livro «Azulejos à Mesa/ Azulejos in Restaurants», igualmente publicado pela editora Centro Atlântico, com coordenação de Rosário Salema de Carvalho, fotografia de Libório Manuel Silva e textos de 14 investigadores da Rede de Investigação em Azulejo. É também uma edição de luxo, integralmente bilingue, com 108 páginas e 55 fotografias exclusivas, a cores. Reúne um conjunto surpreendente de restaurantes e palácios onde o prazer de uma boa refeição se alia ao encanto proporcionado por alguns conjuntos cerâmicos notáveis, e onde as experiências gastronómicas se cruzam com a história da azulejaria portuguesa, desde o barroco à contemporaneidade, numa descoberta deliciosa.

 

Nota: foto de M. Coutinho captada no Terraço das Artes do Palácio Fronteira, com os autores Libório Manuel Silva, Ana Paula Rebelo Correia, Vitor Serrão, Rosário Salema de Carvalho, Alexandra Gago da Câmara, José Meco, Luísa Capucho Arruda, Lúcia Marinho, Inês Leitão, João Pedro Monteiro, Rita Gomes Ferrão.