L’Oréal Paris formou 850 pessoas contra o assédio em locais públicos

A L’Oréal Paris assinalou o seu forte compromisso com o empoderamento feminino durante a vigésima edição da EDP Corrida da Mulher. O evento, que decorreu na manhã de domingo, 24 de maio, voltou a pintar a cidade do Porto de rosa, com cerca de 25 mil mulheres a percorrem cinco quilómetros na Alameda das Antas. O ambiente foi marcado por enorme energia, emoção e união, culminando na entrega de um cheque solidário no valor de 25.000 euros ao IPO-Porto.

Enquanto patrocinadora, a L’Oréal Paris aproveitou esta grande celebração para consciencializar a população através do programa global contra o assédio em espaços públicos, o «Stand Up», promovido em parceria com a organização não governamental (ONG) internacional Right To Be. Nos dias que antecederam a prova (22 e 23 de maio), a marca esteve presente no Alameda Shop & Spot, onde realizou cerca de 850 workshops focados na Metodologia dos 5 D’s (Distrair, Delegar, Documentar, Direcionar e Dialogar). Estas formações, baseadas numa abordagem interativa de edutainment, procuraram capacitar os participantes com táticas para intervir em situações de assédio.

A formação através do «Stand Up» está este ano associada à campanha «Missed Opportunities» («Oportunidades Perdidas»), que visa denunciar e dar visibilidade às oportunidades de que as mulheres abdicam diariamente devido ao medo de sofrerem assédio na rua. A urgência desta mensagem é suportada pelos dados do mais recente estudo da L’Oréal Paris em Portugal: 80% das mulheres afirmam já ter sido vítimas desta realidade. O impacto na vida e na liberdade das portuguesas é drástico, com metade das mulheres a admitir abdicar de oportunidades sociais (43%), profissionais (21%) ou académicas (20%) devido à ansiedade gerada pela falta de segurança nos espaços públicos.

O estudo concluiu ainda que, apesar de 74% dos portugueses já terem testemunhado situações de assédio, apenas 63% intervieram, com 90% a apontar a falta de formação como a principal justificação para a inação. Foi precisamente para colmatar esta lacuna que o projeto «Stand Up» foi criado, tendo já formado mais de cinco milhões de pessoas a nível mundial, com a ambição de atingir os seis milhões de formados até ao final de 2026.

Filipa Frias, manager para PR & Advocacy da L’Oréal Parisa, assinala: «A EDP Corrida da Mulher foi um momento único de união e celebração da força feminina, tornando-se o palco ideal para amplificarmos a mensagem do programa ‘Stand Up’. Acreditamos que correr deve ser sempre um ato de liberdade, de superação e de bem-estar, e nunca uma fuga motivada pelo medo ou pela insegurança, pelo que queremos lembrar que o combate ao assédio em espaços públicos é uma maratona que temos de correr todos juntos. Na L’Oréal Paris, estamos muito felizes por contribuir para que 850 pessoas estejam, agora, mais conscientes deste flagelo social e aptas a agir nestas situações.»

Há mais de meio século que a L’Oréal Paris trabalha para derrubar as barreiras que impedem as mulheres de reafirmar a sua autoestima. O assédio em público altera comportamentos, reduz a confiança e torna as mulheres invisíveis na sociedade, motivo que reforça o compromisso da marca na EDP Corrida da Mulher, apelando à mobilização de todos para garantir que as ruas possam ser um lugar seguro e sem «oportunidades perdidas».

A L’Oréal Paris

A L’Oréal Paris é uma marca de beleza que tem posição de destaque global, com produtos disponíveis em 150 países em todo o mundo. Através dos seus produtos e serviços, dá poder a todas as mulheres para que tomem conta das suas vidas, acreditem em si próprias, ocupem o lugar que merecem na sociedade e façam a mudança acontecer. No coração da marca está o famoso «je ne sais quoi» francês, uma visão fortalecedora da autoconfiança para imbuir cada mulher de um sentido de autoestima.


A Right To Be

A Right To Be é um líder global no movimento para acabar com o assédio. O que começou como um blogue lançado por jovens para partilhar experiências pessoais de assédio, rapidamente se transformou numa iniciativa global. A Right To Be trabalha com as comunidades para compreender o problema, iniciar conversas públicas e desenvolver estratégias inovadoras que resultem em ambientes seguros e acolhedores para todos.

A L’Oréal

Durante 115 anos, a L’Oréal tem-se dedicado unicamente a uma missão: cumprir as aspirações de beleza das pessoas em todo o mundo. O seu propósito, criar a beleza que faz avançar o mundo, reflete a sua visão da beleza como algo essencial, inclusivo, ético, generoso e comprometido com a sustentabilidade ambiental.

Com mais de 90.000 colaboradores dedicados, uma presença geográfica equilibrada e vendas em todas as redes de distribuição (comércio eletrónico, mercado de massa, grandes armazéns, farmácias, cabeleireiros, marcas e travel retail), em 2024 o grupo gerou vendas no valor de 43.480 milhões de euros.

A L’Oréal aposta continuamente na inovação, contando com 21 centros de investigação em 13 países, dedicados a explorar as mais recentes inovações tecnológicas e científicas da indústria. Com uma equipa de mais de 4.000 cientistas e 8.000 profissionais especializados em tecnologia e digital, reforça o seu compromisso de inventar o futuro da beleza, posicionando-se como uma referência em beauty tech.

O grupo tem um portfólio de 37 marcas internacionais e compromissos ambiciosos de sustentabilidade. Através do programa L’Oréal for the Future, garante «oferecer a cada pessoa no mundo o melhor em qualidade, eficácia, segurança, transparência e responsabilidade, celebrando a beleza na sua diversidade infinita».

Scroll to Top