Nestlé Portugal e Workwell assinalam Dia Mundial da Saúde Mental

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, a Nestlé Portugal e a Workwell coorganizaram o «Healthy Life Summit – Mental Health Matters», que decorreu na sede da Nestlé Portugal, em Carnaxide, num momento de partilha e conversas dedicadas ao bem-estar e ao sucesso sustentável nas organizações, centrado no tema da saúde mental. Oevento, realizado no dia 9 de outubro, reuniu empresários, líderes, especialistas e académicos para debater o papel das empresas na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e sustentáveis.

Rachel Muller, diretora geral da Nestlé Portugal, referiu na abertura da sessão: «Este encontro celebra o compromisso da Nestlé com o bem-estar e a saúde mental nas organizações e reforça a nossa missão de colocar as pessoas no centro das decisões, promovendo um ambiente de trabalho saudável e emocionalmente seguro. Na Nestlé, acreditamos que cuidar da saúde é cuidar da nossa cultura, da nossa performance, e acima de tudo das nossas pessoas. Este evento é uma oportunidade para refletirmos, aprendermos e compartilharmos boas práticas que podem transformar a maneira como vivemos e trabalhamos.»

Em Portugal, segundo dados do Eurobarómetro, cerca de dois em cada cinco colaboradores têm problemas no âmbito da saúde mental, sendo já uma das principais causas para o absentismo e para a quebra da produtividade. Também durante o momento de abertura, Pedro Pires, diretor de recursos humanos e serviços da Nestlé Portugal, relembrou ainda que na Nestlé, as pessoas estão no centro da estratégia: «Acreditamos que colaboradores saudáveis, motivados e realizados geram valor para o negócio. A nossa abordagem estratégica traduz-se num ecossistema de iniciativas alinhadas com os princípios corporativos e com a criação de valor sustentável. Olhar para a saúde mental com uma abordagem estratégica de prevenção e promoção do bem-estar é essencial, criando ambientes saudáveis, que têm impacto direto na atração e retenção de talento e, consequentemente, nos resultados do negócio.»  Como mote final e de reflexão, concluiu: «Gastos na saúde são um investimento; prevenção e promoção são fundamentais; as lideranças são o primeiro elo de confiança; todos temos um papel a desempenhar.»

Este evento contou com três conversas em formato de mesa redonda, moderados  por Gustavo Jesus, diretor clinico na PIN – Partners in Neuroscience e membro docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e por Helena Marujo, professora associada na Universidade de Lisboa e co-criadora da World Meaning & Purpose Alliance.

O primeiro painel teve como tema «Antecipar o futuro da Saúde Mental no Trabalho» e contou com a presença de Emília Telo, portuguese focal point/ coordenadora nacional da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança no Trabalho), Jaime Ferreira da Silva, presidente do Conselho de Especialidades em psicologia do trabalho, social e das organizações, em representação da Ordem Portuguesa dos Psicólogos, e Mafalda Salema Garção, senior associate manager at Mercer.

O segundo painel abordou o tema «Investir em Bem-Estar: O retorno para além dos números» e contou com a participação de Elsa Santos, business executive officer na Nestlé CPW Iberia, Milton de Sousa, associate professor na Nova SBE Executive Education, Management and Organizations e Teaching Track, e Cátia Pedrinho, people and organisation director na Novo Nordisk Portugal e ICC Certified Coach.

Por último, a terceira conversa juntou à mesa, para abordar o tema «Ambientes Seguros, Equipas Fortes: A Psicologia da Confiança», Conceição Carvalho, diretora central do Departamento de Capital Humano no NOVO BANCO, na área de Bem-estar e Experiência Colaborador; Sara Silva, human relations director na L’Oréal em Portugal, lead para DE&I (diversidade, eqjuidade e inclusão),  Tânia Gaspar, diretora/ professora associada com agregação de Psicologia & Gestão Laboratório Português de Ambientes de Trabalho Saudáveis, e Carla Capítulo, da Zurich Insurance Company, coordenadora nacional do Programa «Por Ti».

Nestes painéis, os convidados abordaram a importância das empresas terem uma preocupação real com a saúde mental e como é possível tornar tangível um tema tão relevante que ainda é sujeito a vários preconceitos. Foram ainda discutidos temas como a dificuldade de “orquestrar” colaboradores de diferentes gerações, a importância dos líderes e gestores serem dotados de ferramentas como formações, coaching e práticas de well-being e ainda a importância de tratar as pessoas com respeito, cuidado e transparecer estas preocupações como líderes, estando verdadeiramente junto da equipa.

A importância de ouvir os colaboradores foi algo muito mencionado, uma vez que é através dessa informação que as empresas podem desenvolver ações com propósito pelo bem-estar das pessoas, enquanto indivíduos, e das equipas, enquanto grupos. Os intervenientes sublinharam ainda a importância da segurança psicológica no ambiente de trabalho, a autenticidade e a transparência, contribuindo para o sentimento de pertença e para a produtividade dos colaboradores.

O evento contou ainda com uma intervenção de Luís Frutuoso da Silva, coronel da Força Aérea Portuguesa, sob o mote «Trust and Performance», na qual abordou a importância da saúde mental numa organização cujo propósito é «Servir Portugal e os Portugueses». Alinhado com os temas já debatidos, mencionou que ter as responsabilidades bem definidas, dar feedback constante para cada dia fazerem melhor, e ter confiança e empatia entre todos, são fatores essenciais para o sucesso do exercício diário da Força Aérea Portuguesa. Acrescentou ainda que as falhas não são vistas como uma punição, mas como uma oportunidade para aprender e melhorar, sempre num ambiente psicologicamente seguro. Acrescentou ainda que a autenticidade, a lógica e a empatia são componentes essenciais para criar confiança no trabalho.

Para a Nestlé, é altamente relevante promover eventos como este, reforçando o seu propósito de cuidar das pessoas: são os colaboradores que estão no centro da tomada de decisão e é altamente relevante que estes se sintam valorizados, ouvidos e orgulhosos do seu trabalho no dia-a-dia.

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