A Emirates inaugurou uma nova instalação de classe mundial no Dubai, concebida para proporcionar uma experiência de formação de luxo a cerca de 25.000 tripulantes de cabine, com foco na excelência da arte da hospitalidade. Com um investimento de oito milhões de dólares, o espaço de formação inclui um restaurante e lounge com capacidade para 170 convidados, cozinhas sofisticadas e 8 salas de aula com tecnologia de ponta. Mais de 10.000 tripulantes de cabine da Emirates irão receber formação no novo centro até ao final do ano.
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates é o lar de uma vasta gama de formações de serviço de alto nível, inspiradas nos padrões Michelin, incluindo protocolos de fine dining, interação premium com os passageiros e mestria no serviço à mesa. Em 2020, a Emirates iniciou uma colaboração com a conceituada escola de gestão hoteleira suíça École hôtelière de Lausanne, para desenvolver uma nova estratégia de hospitalidade de alto nível, que se revelou um enorme sucesso. O novo centro simboliza esta mesma estratégia, inspirando os tripulantes a cumprir os quatro pilares da hospitalidade da Emirates a bordo: excelência, atenção ao detalhe, inovação e paixão.
O Centro de Excelência em Hospitalidade da Emirates oferece uma ampla variedade de formações e instalações que promovem o envolvimento da tripulação. Tripulantes recém-recrutados irão iniciar a sua formação neste espaço, bem como tripulantes experientes, que recebem regularmente formações de atualização e aperfeiçoamento ao longo da carreira.
Experiência de fine dining imersiva para tripulantes
Num exemplo claro do nível de detalhe e investimento dedicado à formação, os tripulantes têm a oportunidade de viver uma experiência gourmet com um almoço de quatro pratos, como verdadeiros clientes. O menu é concebido pelos chefs da Emirates, servindo alguns dos mais reconhecidos pratos de Primeira Classe e Classe Executiva. Os tripulantes são servidos pessoalmente pela equipa de formadores de elite da Emirates, que demonstra as melhores práticas do serviço de hospitalidade de sete estrelas da companhia. Este padrão visa formar tripulantes capazes de oferecer interações com mais autenticidade, personalidade e empatia.
Sessões de culinária personalizadas com os chefs da Emirates
Na área da culinária, foi criada uma cozinha de formação com um conceito híbrido entre cozinha de restaurante profissional e galley do avião. Aqui, os tripulantes aprendem a arte de empratamento com uma equipa de chefs especializados. Texturas, cores e formas são trabalhadas de forma a criar verdadeiras obras de arte no prato, enriquecendo a experiência sensorial da experiência gastronómica com a Emirates.
Formação «A Arte do Serviço»
Este curso de comunicação vai além da técnica, apresentando à tripulação o verdadeiro significado do fine dining. Além do domínio dos talheres, do empratamento e do serviço de vinhos, o foco está na interação entre anfitrião e passageiro. Os tripulantes aprendem a reconhecer sinais subtis, escutar com atenção, antecipar necessidades e adaptar o seu comportamento para criar experiências personalizadas. A formação também desenvolve o savoir-être – a arte da presença, elegância e inteligência emocional – essencial para interagir com todos os clientes. Este programa foi desenvolvido a partir de investigação profunda sobre os melhores restaurantes Michelin e experiências de luxo em todo o mundo.
Formação em vinhos «L’art du Vin»
O centro será igualmente palco para provas de vinhos e eventos especiais liderados por sommeliers e especialistas da Emirates. Estas formações dão continuidade ao programa «L’art du Vin», lançado em meados de 2024 no Centro de Formação de Tripulantes da Emirates, no Dubai.
O programa oferece três cursos intensivos de vinhos, adaptados a diferentes níveis de conhecimento:
– L’art du vin – Introdução
– L’art du vin – Classe Executiva
– L’art du vin – Primeira Classe
Em cada nível do curso, os tripulantes têm a oportunidade de provar a premiada seleção de vinhos servida a bordo, aprendendo a história por trás de cada rótulo e como sugerir harmonizações aos clientes com conhecimento.
Formação de classe mundial para tripulantes da Emirates
O Centro de Excelência em Hospitalidade é a mais recente adição ao conjunto de instalações de formação de última geração da Emirates. No início do ano, a companhia também inaugurou a nova Crew Zone, no edifício sede do Grupo Emirates, no Dubai, um espaço disponível 24 horas por dia para tripulantes de cabine, com workshops educativos, zonas tecnológicas, apoio ao staff, área de bem-estar e beleza, lounge interativo, entre outros serviços.
Com profissionais recrutados em mais de 140 países e fluentes em mais de 70 línguas, a Emirates orgulha-se do serviço, segurança e hospitalidade excecionais prestados pela sua equipa. Atualmente, a companhia emprega cerca de 25.000 tripulantes, todos formados no prestigiado Centro de Formação de Tripulantes da Emirates no Dubai. O curso inicial tem a duração de oito semanas e inclui: Integração Corporativa, Procedimentos de Segurança e Emergência, Gestão de Recursos da Tripulação, Formação Médica, Segurança na Aviação, Imagem e Uniforme e Serviço e Hospitalidade.
Nas instalações, os tripulantes de cabine participam tanto em sessões teóricas em sala de aula, como em experiências práticas, muitas das quais decorrem em simuladores de movimento total de todos os tipos de aeronaves da Emirates. Ao longo da sua carreira, os tripulantes de cabine recebem formação contínua e inúmeras oportunidades para aperfeiçoar as suas competências e progredir na Emirates.
A Emirates está ativamente a recrutar novos tripulantes de cabine em todo o mundo. Datas dos open days e outras informações aqui.
A Emirates
A companhia aérea Emirates foi fundada em 1985 com apenas duas aeronaves. Voando atualmente para 157 destinos, em 83 países de seis continentes, a Emirates opera as maiores frotas do mundo de Airbus A380 e Boeing 777, oferecendo aos passageiros o conforto dos mais recentes e eficientes aviões de larga dimensão. Inspiramos viajantes de todo o mundo com a nossa rede de destinos crescente, um sistema de entretenimento a bordo líder na indústria, cozinha de inspiração regional e serviço de classe mundial.
O Grupo Emirates liga ainda milhões de pessoas em terra todos os anos, através de outras das suas operações que incluem o Emirates Holidays, a sua subdivisão dedicada a marketing de viagens, bem como o seu operador de turismo Arabian Adventures.
A Emirates SkyCargo, a divisão de carga, apoia ligações comerciais contínuas. Empregando equipas multinacionais e multiculturais, com mais de 160 nacionalidades, a Emirates está empenhada em ligar pessoas em todo o mundo, ajudando-as a descobrir, usufruir e partilhar novas experiências. Este compromisso reflete-se no seu vasto portfólio de patrocínios culturais e de desportos internacionais.