A edição 157 da «human» tem em destaque uma figura muito importante num tema que felizmente vai ganhando cada vez mais adesão no mundo corporativo e na sociedade: a inclusão. Filipa Pinto Coelho, que lidera um projeto que engloba a associação VilacomVida e empresa Joyeux Portugal (mais conhecida pelos vários cafés Joyeux que já lançou no nosso país», fala a certa altura de um sonho, que poderia ser já tão real no mundo das empresas, por exemplo. Diz assim: «É a nossa missão: mudar o olhar sobre a diferença, para que esta um dia faça genuinamente parte de nós. E assim chegaremos um dia a esta ideia de base em qualquer empresa, que em discurso direto poderia resultar assim: ‘Como empregador, acredito na capacidade destas pessoas poderem fazer dignamente parte das nossas equipas, por possuírem talentos específicos para determinadas funções dentro da minha organização. Acredito também que ter equipas diversas e inclusivas contribui para um ambiente de trabalho mais positivo e fidelizador para todos. Como tal, e com uma abordagem de formação especializada adequada, estruturada e contínua, acredito que posso ajudar a fazer da minha organização um local mais rico para todos poderem trabalhar e desenvolver o seu potencial.’»
Tão simples, mas por vezes tão difícil de entender por tantas lideranças, e não só. Ou de aceitar, nem sei. Mas o futuro está nesse caminho, provavelmente longo. Mas tão possível de fazer. Acredito que sim.
Deixamos outros destaques desta edição: a Bel Portugal, empresa familiarmente responsável; a saúde mental vista por Ana Ruivo, uma empreendedora que se tem afirmado como voz importante na promoção da literacia neste âmbito; a comunicação no contexto da formação empresarial; formação de executivos, com escolas portuguesas a falarem de como são desafiadas pelas novas gerações; a procura de talento num mundo cada vez mais global; os grandes desafios da consultoria ligada à gestão das pessoas; e como gerir tecnologia e pessoas no sector dos contact centers.
Esta edição, além do circuito habitual de distribuição, será oferecida aos participantes da décima segunda edição da Conferência Human, que se realiza já a 6 de novembro, em Lisboa. O tema este ano é «Felicidade e Bem-Estar no Trabalho – Boas Práticas RH que Inspiram Equipas Felizes».
Resumo da edição
– Editorial: António Manuel Venda
– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Perspetiva (Benefícios extrassalariais)
– Primeira Opinião: Maria Bandeira da Palma, da Cegoc
– Entrevista de Capa: Filipa Pinto Coelho, Café Joyeux
– Timeline: Emma Temes, Danone
– Reportagem: Bel, uma empresa familiarmente responsável
– Inteligência Artificial: Opinião, Rodrigo Simões de Almeida, da Marsh & Mercer
– Dossier: Formação/ Formação de executivos
– Trabalho: Opinião, David Carvalho Martins, da Littler
– Em Direto: Ana Ruivo, da TEAM 24
– Destaque: Recrutamento
– Inspire Talent, Miguel Gonçalves, da Magma Studio
– Em Foco: Consultoria RH
– Workplace: Opinião, Rui Malcata, da Steelcase
– Reportagem: Tecnologia e contact centers
– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros/ Agenda/ Evento em Destaque (Conferência Human)
– Lifestyle: Hotel Renaissance (Porto Lapa Hotel)/ Cervejaria (Portugália Belém)
– Última Página: Simone Silva, da Casa Mendes Gonçalves
Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.
Estatuto editorial
A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.
A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.
As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.
A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.