As práticas e estratégias socias do InterContinental Lisbon e do InterContinental Porto têm sido, ao longo dos anos, reconhecidos por diferentes entidades e distinções. Mais recentemente, a unidade hoteleira da capital reafirmou a sua distinção enquanto Marca com Menção de Excelência, enquanto a da cidade invicta conquistou pela primeira vez a de Marca Entidade Empregadora Inclusiva.
A Marca Entidade Empregadora Inclusiva, atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), procura distinguir as melhores práticas de gestão inclusiva no mercado de trabalho português. Assim, reconhece as entidades que promovem a inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, contribuindo ativamente para um mercado de trabalho mais justo e acessível.
Na edição de 2025, o InterContinental Lisbon voltou a reafirmar a sua posição no que diz respeito às suas práticas inclusivas no mercado de trabalho, mantendo a Marca e a Menção de Excelência, além de reforçar as suas práticas contínuas e consistentes, consolidando-se como um hotel de referência nacional e internacional pelo impacto social que promove.
Já o InterContinental Porto foi premiado, pela primeira vez, com a menção Marca Entidade Empregadora Inclusiva, demonstrando o seu forte compromisso com a inclusão e a diversidade. Este é um marco fulcral para a promoção de um contexto laboral mais equitativo, sendo o hotel da cidade Invicta não só um exemplo de responsabilidade social, mas também de práticas inovadoras no âmbito dos recursos humanos no sector da hotelaria de luxo em território nacional.
Vítor Silva, area director of human resources em Portugal do InterContinental Hotels Group (IHG), assinala: «Estas distinções são um reflexo do trabalho diário que, ao longo dos anos, temos vindo a fazer ao nível da diversidade e da inclusão em ambas as unidades hoteleiras e refletem o nosso foco contínuo em políticas, práticas e estratégias sociais que estão na base do pleno propósito e valor da nossa missão. Manter novamente a Marca com a Menção de Excelência com o IC Lisbon e conquistar, pela primeira vez, a Marca com o IC Porto comprova que estamos no caminho certo. Acredito que continuaremos a trabalhar na promoção de uma cultura na qual todos os nossos colaboradores se sintam valorizados e respeitados, reforçando assim o nosso compromisso DE&I no sector.»
A análise das candidaturas foi efetuada por uma comissão de peritos constituída por profissionais indicados pela SUPERA – Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Com estes prémios, o InterContinental Lisbon e o InterContinental Porto tornam-se nos únicos hotéis em Portugal a receber a distinção em 2025, afirmando a notoriedade da marca e impulsionando os padrões da hotelaria de luxo em Portugal e a gestão aberta e inclusiva relativamente às pessoas com deficiência.
A IHG
A IHG Hotels & Resorts é uma das maiores empresas hoteleiras a nível mundial e tem como objetivo promover a verdadeira hospitalidade aos seus clientes («True Hospitality for Good»). Juntando 17 marcas hoteleiras e o programa IHG Rewards – um dos maiores programas de fidelidade do mundo –, a IHG franchisa, aluga, gere e detém mais de 6.000 hotéis em mais de 100 países, e conta ainda com mais 1.800 hotéis em desenvolvimento.
A InterContinental Hotels Group PLC é a empresa holding do grupo e está incorporada na Grã-Bretanha e registada em Inglaterra e no País de Gales. Mais de 350.000 pessoas trabalham nos hotéis e escritórios da IHG a nível mundial.