O Banco Credibom acaba de obter a certificação B Corp, tornando-se a primeira instituição de crédito ao consumo em Portugal a integrar este movimento global de empresas que utilizam a sua atividade como um motor de impacto positivo na sociedade e no ambiente. A certificação B Corp avalia de forma rigorosa o impacto das empresas nas pessoas, no ambiente e na sociedade. Em Portugal, apenas 40 empresas têm esta certificação, sendo que apenas cinco são do sector financeiro.
Com este reconhecimento, o Banco Credibom passa a integrar um grupo restrito, distinguindo-se pela integração de práticas sustentáveis e éticas em todas as áreas da organização. Para Isabel Guimarães, head of sustainability do Banco Credibom, esta certificação representa um marco importante, conforme assinala: «A certificação B Corp é o reflexo de um caminho consistente e profundo que temos vindo a construir no Credibom. É, acima de tudo, um reconhecimento do nosso compromisso em integrar a sustentabilidade em todas as dimensões do negócio – das decisões estratégicas à experiência dos clientes, passando pelo bem-estar dos nossos colaboradores. É com muito orgulho que partilhamos esta conquista com todos os que trabalham connosco.»
O Banco Credibom passa a integrar o grupo restrito de entidades do Crédit Agricole com a certificação B Corp, juntando-se ao Crediplus Bank, da Alemanha. Este reconhecimento reforça o compromisso e empenho de um dos maiores grupos financeiros mundiais em promover um modelo de negócio sustentável e com impacto positivo.
«A certificação B Corp do Banco Credibom representa um marco significativo para a comunidade B Corp, pela sua dimensão e por integrar um sector com profundo impacto na economia: o sector financeiro. É mais uma prova de que sucesso empresarial e o impacto positivo são caminhos convergentes que se fortalecem mutuamente», afirma Laetitia Arrighi de Casanova, diretora executiva da B Lab PortugalB Lab Portugal.
A certificação é o resultado de um conjunto de iniciativas transversais que envolvem a gestão da relação com clientes, práticas ambientais, cultura organizacional e operação interna. Entre as medidas implementadas destacam-se:
– formalização do compromisso ambiental e social nos estatutos do banco;
– governance forte da sustentabilidade, com reporte direto ao chief executive officer (CEO) e ao Conselho de Administração;
– produtos e serviços focados em apoiar a transição energética e em promover a literacia financeira;
– apoio ativo a clientes em situação de fragilidade;
– plataforma PiscaGreen, que incentiva o financiamento de veículos elétricos e híbridos;
– forte investimento no bem-estar, na diversidade e no desenvolvimento dos colaboradores;
– utilização quase total de energias renováveis e práticas de ecoeficiência nas operações.
O Banco Credibom reforça assim a sua posição como organização responsável, com um modelo de negócio orientado para o impacto positivo e alinhado com os desafios económicos, sociais e ambientais do presente e do futuro.
O banco
Detido a 100% por um dos maiores grupos bancários europeus, o Grupo Crédit Agricole, o Credibom é um banco especializado no crédito ao consumo e uma referência no financiamento automóvel em Portugal, que disponibiliza a clientes e parceiros soluções de crédito flexíveis, transparentes e adequadas às suas necessidades.
Em Portugal há mais de 29 anos, o Credibom presta um aconselhamento personalizado e transparente, trabalhando para encontrar a melhor solução para cada caso. Está presente em mais de 800 parceiros no sector automóvel e no retalho lar, de norte a sul, com uma equipa dedicada que apoia os parceiros numa estreita relação de confiança.
O Credibom disponibiliza uma experiência de crédito personalizada, simples e rápida, como a assinatura de contrato totalmente digital ou a otimização do crédito on-line, simplificando a vida dos clientes. Oferece serviços de crédito pessoal, automóvel, obras e reparações, mobiliário, decoração, eletrodomésticos e férias. Em adição, disponibiliza seguros de vida, automóvel, incapacidade temporária, desemprego involuntário, proteção de bens e garantia de compra.